Passo a passo para fazer a primeira venda como afiliado iniciante sem investir

Uma das perguntas que mais recebo é como fazer a primeira venda como afiliado. Para o afiliado iniciante a primeira venda é realmente um desafio e tanto, parece que nunca vai acontecer.

Quando comecei não foi diferente, a ansiedade só aumentava, queria ver tudo funcionando e o dinheiro caindo na conta.

Não demorou muito para que isso acontecesse, mas foi com uma estratégia diferente da que vou compartilhar neste artigo. Em outro momento explico mais sobre isso.

A primeira venda como afiliado representa um marco muito importante. Costumo dizer que ela serve justamente para motivar o afiliado e para fazê-lo perceber que esse negócio realmente funciona.

O que não pode acontecer é parar por aí. O afiliado iniciante deve continuar aplicando as estratégias para conseguir fazer vendas diárias.

Existem muitas maneira para realizar a primeira venda como afiliado, neste artigo vamos mostrar estratégias gratuitas. Você não vai precisar investir em absolutamente nada.

Preparativos e um aviso importante

Para realizar a sua primeira venda como afiliado é importante ter em mente alguns detalhes. São apenas três:

  • Consistência: qualquer estratégia só vai funcionar se você aplicar com consistência. As estratégias que vou apresentar aqui funcionam, mas você só vai conseguir fazer a sua primeira venda na internet se aplicar todas elas até que funcionem.
  • Conteúdo: praticamente todas as estratégias são baseadas em conteúdo. Você precisa agregar valor para as pessoas através de um conteúdo de valor.
  • Mentalidade empreendedora: invista o dinheiro que ganhar com as primeiras vendas. Eu que você já fez muitos planos, mas é muito importante investir no seu negócio (treinamentos, plugins, ferramentas) primeiro porque é isso que vai te levar a ganhar ainda mais dinheiro e se tornar um afiliado de sucesso.

E agora um aviso importante, como você vai ver é possível vender como afiliado sem fazer nenhum investimento, mas isso requer tempo, mão de obra e paciência.

Passo a passo para a primeira venda como afiliado

No marketing de afiliados e, de uma maneira geral, na internet precisamos atrair as pessoas para nossos canais para realizar vendas. E temos dois modos para fazer isso: com o tráfego orgânico ou tráfego pago.

No tráfego pago, como o próprio nome já diz, pagamos para receber visitas seja no blog, no canal do YouTube ou qualquer outro lugar. No tráfego orgânico as pessoas nos encontram através do conteúdo.

Então é nisso que vamos ter que focar, no conteúdo.

Como disse antes, existem outras estratégias para realizar a primeira venda como afiliado, mas não vamos falar aqui nesse artigo.

#1 Passo: Escolher o produto

Saber escolher o melhor produto é um dos passos mais importantes para realizar não só a primeira venda como todas as outras.

Tudo mudou quando realmente aprendi a escolher um bom produto para me afiliar.

Assim como eu, você também pode estar cometendo alguns erros.

Nicho de afinidade

Primeira venda como afiliado

Antes de começar a olhar os produtos disponíveis, faça uma lista com os nichos de mercado que você tem mais afinidade, ou seja, assuntos que você já domina ou que gosta muito a ponto de entender ao menos o básico.

Entenda que você vai ter que distribuir conteúdo sobre esse nicho e para isso você tem que ter, pelo menos, disposição para pesquisar e estudar.

Você não vai querer fazer isso sobre um assunto que não tem o menor interesse.

Em seguida, acesse as plataformas de afiliados e veja os produtos relacionados ao assunto que escolheu. Para isso utilize os filtros.

Analise o público

Primeira venda como afiliado iniciante

Depois de ter escolhido o nicho de afinidade, o próximo passo é analisar quem é o público comprador desse nicho.

É muito importante entender quem são os compradores desse nicho e se realmente esse público é comprador e que tipo de produto costumam comprar.

Por exemplo, no início da minha jornada tentei vender um produto de minha própria autoria para quem tinha loja de artesanato no Instagram. Se tratava de um curso de marketing digital.

No entanto, esse público não está interessado nesse tipo de assunto, o problema é que demorei tempo demais para entender isso.

O meu curso tinha o objetivo de aumentar as vendas de lojas de artesanato no Instagram, porém esse público não está interessado em aumentar as vendas, porque eles lidam com um grande problema chamado produtividade. Eles não conseguem vender mais porque não conseguem produzir mais.

Por isso, você precisa entender qual é o público comprador, para vender os produtos certos para as pessoas certas.

Fuja dos produtos concorridos

As plataformas de afiliados ranqueiam os produtos mais vendidos (“Hall da Fama” na Monetizze e “Mais Quentes” na Hotmart).

Esses produtos chamam muito atenção de todo tipo de afiliado. Além disso, são mais vendidos justamente porque recebem grande injeção de tráfego pago por parte do produtor e de afiliados que já estão há mais tempo no mercado e possuem grande autoridade.

Por isso, a concorrência é muito alta e você não vai ter a mínima condição de competir com eles.

Então, para realizar a sua primeira venda como afiliado fuja de produtos mais vendidos.

Na Hotmart mantenha o foco em produtos com cerca de 30º a 60º.

Escolha produtos de ticket baixo

Um erro que muitos afiliados iniciantes cometem é escolher os produtos baseado no valor de comissão. Se seguir essa linha vai acabar escolhendo produtos com ticket alto.

Você precisa entender que está começando e, portanto, não tem nenhuma autoridade na internet, as pessoas ainda não te conhecem e não confiam tanto assim em você, para dizer o mínimo.

Quanto maior o valor do produto mais as pessoas precisam pensar e consultar outras pessoas para tomar a decisão.

Do contrário, produtos com ticket baixo diminui o nível de decisão e as pessoas compram mais facilmente. Quando o produto custa pouco as pessoas pensam: “humm…se não for bom, gastei pouco“, o que faz com que comprem sem tanto compromisso.

Mas o que é um ticket baixo?

Apesar de não existir uma regra ou preço estipulado, recomendo que você escolha produtos com um valor até R$200 reais, no máximo R$300.

Escolha produtos com potencial de venda

Venda como afiliado iniciante

Você precisa analisar se os produtos tem algum potencial de venda, nada vai adiantar escolher um produto sem nenhuma procura.

Os produtos precisam ter boa qualidade, ter uma página de vendas excelente e uma aparência profissional.

Para saber se o produto tem boa qualidade, veja as avaliações do produto. Na própria Hotmart tem uma qualificação para a satisfação do cliente.

Uma boa página de vendas deve ter um bom vídeo de vendas, depoimentos de clientes, benefícios claros do produto. Além disso, o produtor deve prestar um bom suporte.

Mas por enquanto estamos apenas avaliando o produto, ainda precisamos verificar se ele tem demanda.

Para isso você deve acessar o Planejador de Palavras-chave do Google Ads ou a ferramenta Ubersuggest e fazer uma busca pelo nome do produto e verificar o volume de buscas mensais.

A partir de 100 buscas mensais já é um produto com uma demanda razoável, o ideal é que seja acima de 300.

#2 Passo: Produza conteúdo para o Instagram

Afiliado iniciante no Instagram

A maneira mais fácil para produzir conteúdo mesmo sendo um afiliado iniciante é o Instagram. Isso porque você não vai precisar produzir um conteúdo tão longo como teria que fazer caso optasse por um artigo de blog ou por um vídeo no YouTube.

Para trabalhar com blog ou YouTube você precisaria de muito mais tempo e teria mais trabalho tanto para criar o blog quanto para produzir e editar um vídeo.

No Instagram você pode criar conteúdos menores, mais simples.

Para criar o conteúdo você pode fazer pesquisas sobre o assunto em artigos de blogs e vídeos do YouTube. Você pode inclusive utilizar os canais do próprio produtor para fazer isso.

Quanto às imagens você pode utilizar uma ferramenta gratuita de design, o Canva.

#3 Passo: Divulgue os seus links de afiliado

Crie um perfil de nicho no Instagram, ou seja, utilize uma imagem e um nome que represente o seu nicho. Utilize uma árvore de links para colocar o seu link de afiliado na bio.

Esse é o único lugar dentro do Instagram onde poderá colocar o seu link de afiliado.

Você deverá realizar posts diários, não adianta postar hoje e não postar amanhã, você precisa manter sempre uma consistência. O ideal é tentar postar entre duas a três vezes por dia.

Utilize sempre as melhores hashtags do seu nicho para atrair novos seguidores.

Para fazer o seu perfil crescer, principalmente no início, encontre perfis semelhantes ao seu e veja as dúvidas que aparecem nos comentários e não estão sendo respondidos. Chame essas pessoas no Direct e responda a sua dúvida.

Faça isso com cerca de 50 pessoas por dia, você vai o quanto o seu perfil vai crescer em pouco tempo.

Essa vai ser uma ótima estratégia para você já conseguir realizar a sua primeira venda como afiliado. Dê continuidade à conversa sempre mantendo o foco em ajudar a pessoa e no momento correto faça a oferta do seu produto.

Na verdade, essa é a forma para trabalhar uma venda no Instagram. Tirar as dúvidas das pessoas no Direct, ou seja, no 1 a 1 e tentar levá-las para o WhatsApp para desenvolver ainda mais a conversa até o momento de fazer a oferta.

Depois que você atingir mais de 10 mil seguidores poderá adicionar o link de afiliado também no Stories.

Se você quiser avançar um pouco mais e realizar vendas todos os dias com o Instagram, baixe gratuitamente o meu ebook.

Conclusão

Como você viu nesse artigo para realizar a primeira venda como afiliado é importante optar por um tipo de tráfego: pago ou orgânico.

Se investir não é uma opção para você, a melhor escolha é realmente partir para a venda orgânica, mas já sabendo que isso pode levar um pouco mais de tempo do que seria através do tráfego pago.

No entanto, investir em conteúdo é a melhor estratégia para ganhar dinheiro a longo prazo. Afiliados de sucesso sempre investem em marketing de conteúdo.

Utilize essa técnica que acabei de explicar aqui nesse artigo para continuar fazendo vendas todos os dias e não deixe de baixar o meu ebook para melhorar os seus resultados.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.