O que é infoproduto: como criar e como ganhar dinheiro

Você quer ganhar dinheiro na internet, mas ainda não sabe o que é infoproduto e como ele pode te ajudar nesse processo.

Os infoprodutos resultam de informações com o objetivo de ajudar, educar, resolver algum problema ou facilitar de alguma forma a vida das pessoas sobre determinado assunto.

A ideia de consumir conhecimento através da internet já existe há algum tempo, mas o termo infoproduto é, de certa forma, novo e vem ganhando muito espaço.

Isso ocorre em função das inúmeras oportunidades geradas pelo mercado de infoprodutos e o quanto pode crescer.

A primeira vez que ouvi esse termo foi em 2016 e logo me interesse por esse mercado.

Desde lá, venho me dedicando a esse nicho do marketing digital.

Vamos entender melhor o que é infoproduto e o que você pode fazer para ganhar dinheiro nesse mercado.

O que é infoproduto?

O que é infoproduto

Talvez esse termo seja novo e você ainda não saiba o que é infoproduto.

Infoprodutos são produtos digitais que oferecem algum tipo de informação ou conhecimento, criado e distribuído de maneira paga ou gratuita.

Os cursos online são o tipo mais comum e usual de infoproduto. Inclusive o mercado de Ensino à Distância, EAD, tem ganhado muita força ultimamente.

Agora com o Coronavírus, esse tipo de formato tende a ganhar ainda mais destaque, principalmente porque as escolas e cursos de inglês tiveram que investir em videoaulas para manter as aulas regulares.

Você encontra infoproduto de todos os temas possíveis, até aqueles que você menos espera como conserto de máquina de lavar ou vídeos para adestrar cães. Existem milhares de opções disponíveis nos diferentes programas de afiliados.

Umas das maiores vantagens em trabalhar com produtos digitais é a possibilidade de escalar os ganhos.

Em um curso presencial você encontra uma barreira que limita o seu lucro, o tempo. O mesmo não acontece com um infoproduto.

Nesse mercado você consegue criar e produzir um curso uma única vez e vender inúmeras vezes pela internet.

O maior trabalho que você terá é atualizar o material, o que poderá ser feito uma vez por ano, dependendo do formato do produto digital.

Principais tipos de infoprodutos

Agora que você já sabe o que é infoprodutos vamos ver os seus tipos.

Existem muitos tipos diferentes de infoprodutos para você utilizar nas suas estratégias de marketing digital a fim de educar o seu público e criar um relacionamento.

Cada um desses tipos tem características e utilidades diferentes, mas de uma geral, é possível rentabilizar qualquer um deles.

Vamos ver 5 tipos de infoprodutos que você pode criar:

Ebooks

o que é um infoproduto

Os ebooks ou livros digitais são simples de criar, distribuir e consumir, por isso, estão entre os mais populares infoprodutos.

Eles são formatos ideias para conteúdos que devem ser consumidos mais rapidamente, produzindo resultados práticos para o leitor.

Os ebooks são utilizados em muitas estratégias do marketing digital, podem ser utilizados como isca digital ou como estratégia de venda para validar um curso, por exemplo.

Enquanto isca digital, normalmente, seu conteúdo é mais simples. Já quando é vendido o conteúdo deve ser mais aprofundado.

Vantagens de optar pelo ebook:

  • Entrega facilitada para o cliente: no caso de um isca digital é possível fazer a entrega através de um serviço de email marketing você pode entregar o ebook de maneira automatizada. Você também pode utilizar um programa de afiliados para entregar um ebook pago.
  • O cliente poderá acessar o ebook de qualquer dispositivo compatível com o arquivo.
  • O download garante acesso ao material sem necessitar de internet.

Muitas pessoas utilizam o ebook como porta de entrada para validar um curso online. É uma boa forma para analisar a resposta que o público vai dar em relação à oferta e conteúdo.

Dependendo do resultado é possível ampliar a estratégia e lançar um curso em videoaula.

Videoaulas

Como fazer um curso online

Vídeos é uma das grandes tendências para os próximos anos. Além disso, as pessoas preferem consumir conteúdo audiovisual.

O conteúdo em vídeo é mais leve e menos cansativo para o usuário e ainda auxilia na memorização. O aprendizado se torna muito mais fácil com exemplos visuais e demonstrações do que um simples passo a passo.

As pessoas enxergam mais valor agregado em videoaulas do que nos ebooks, por isso, cursos online costumam ser mais caros do que ebooks.

No entanto, precisam de uma produção maior com mais dedicação e equipamentos.

Você pode utilizar o seu próprio celular para fazer a gravação do vídeo ou uma webcam. Para que o vídeo fique com uma qualidade aceitável é necessário utilizar uma boa iluminação e gravação de áudio.

Invista em um microfone de lapela, no mercado você consegue ótimas opções com preço justo. Alguns modelos podem ser utilizados no celular, facilitando a gravação.

Se para você é muito difícil falar na frente das câmeras te indico treinar bastante. Confiança para falar bem é adquirida com o tempo e muito treino.

Quando comecei a gravar os meus primeiros vídeos ficavam bem ruins, gaguejava muito, esquecia o texto. Mas com o tempo adquiri confiança e desenvoltura, hoje isso não é mais problema.

Você terá que editar os seus vídeos depois de gravados. Se não tiver conhecimento, contrate profissionais para fazer isso.

Podcasts

Podcasts

Os podcasts ainda são poucos utilizado no mercado brasileiro, mas aos poucos vem chamando a atenção de alguns profissionais do marketing digital.

Podcasts são gravações em áudio que simulam programas de rádio. Normalmente, o conteúdo é em formato de entrevistas ou bate papos entre pessoas a respeito de algum assunto relevante.

Podem ser gravados ou ao vivo e podem ser consumidos por qualquer player de áudio, o que facilita muito o consumo.

Muitas pessoas costumam ouvir podcasts enquanto estão no trânsito ou na academia.

Conteúdo para membros

Quando há grande quantidade de conteúdo para ser disponibilizado de maneira paga ou gratuita com os clientes é possível criar uma área exclusiva para membros. De maneira que apenas os assinantes poderão consumir o conteúdo pelo tempo que você determinar.

Nesse caso, é possível utilizar uma área de membros, site com acesso restrito. Existem muitas ferramentas com esse tipo de solução disponível no mercado, inclusive, você mesmo pode criar uma com alguns plugins para WordPress.

Normalmente, produtores digitais utilizam esse modelo de infoproduto para compartilhar cursos online, com grande quantidade de aulas.

Esse tipo de infoproduto agrega mais valor.

Ferramentas

As ferramentas, ao contrário de todas as outros tipos de infoprodutos citados aqui, não são focadas em conteúdo, mas em uma solução para o cliente.

Esse tipo de infoproduto é muito comum também, se trata dos temas para WordPress, plugins, serviços de email marketing, entre muitos outros.

Ferramentas criam alto valor para os clientes e são bem vistas no mercado.

Como ganhar dinheiro com infoprodutos

O que é infoproduto

Para ganhar dinheiro no mercado de infoprodutos há duas maneiras: criando o seu próprio produto digital ou se afiliando a algum produto existente.

Ou seja, você pode se tornar um produtor ou um afiliado.

O mercado de infoprodutos é altamente lucrativo, principalmente, se você optar por criar o seu próprio produto, mas para isso é necessário ter conhecimento específico em algum nicho de mercado e já ter conquistado alguma autoridade.

Por isso, muitas pessoas seguem o caminho mais lógico, começam no marketing de afiliados e, posteriormente, após criar autoridade e ter adquirido expertise em algum assunto criam o seu produto digital.

Quando ouvi falar em infoprodutos pela primeira vez não percebi o quanto esse mercado demandava conhecimento e entendi que essa era uma escolha simples, que não faria tanta diferença começar como produtora ou afiliada.

E, claro, pensei, se eu posso começar como produtora, porque não?

Fui muito ousada e banalizei demais o mercado, talvez até tenha sido um pouco arrogante, admito. O que me custou muito tempo, porque no final das contas fiz um produto sem nenhuma expertise e sem nenhuma autoridade.

Perdi muito tempo porque demorei demais para perceber que precisava voltar um passo atrás e começar como afiliada.

Estou te contando isso para que você não cometa o mesmo erro.

Produtor

Partindo do pressuposto que você tem expertise em algum nicho de mercado e já adquiriu alguma autoridade, você pode seguir as próximas dicas para criar o seu próprio produto digital.

O ideal é quando você já tem algum método e precisa apenas formatar isso em algum tipo de infoproduto. Mas se esse não for o seu caso, você pode começar pensando em alguma necessidade específica do público que já trabalha.

Vamos supor que você trabalha atualmente com crianças autistas e percebeu que não tem nenhum infoproduto nessa área.

É importante primeiro fazer uma pesquisa para analisar se existe alguma demanda por uma solução nesse nicho. Se a sua análise for positiva, o próximo passo é propor uma solução.

Hoje, se eu decidisse criar um infoproduto, começaria com um ebook para validar a proposta e ver qual vai ser a resposta do público. Caso tivesse muitas vendas, partiria para uma segunda etapa e faria um curso online, se isso fizesse sentido.

Mas pode ser que no seu nicho já existam alguns infoprodutos. Se esse for o caso, pesquise por um problema mais específico e proponha uma solução adequada ou tente propor uma solução melhor do que os seus concorrentes.

Para isso é importante você comprar os produtos digitais dos concorrentes e fazer uma análise completa, para então propor algo ainda melhor. Tenha sempre o cuidado de não copiar nenhum conteúdo, isso é considerado plágio.

Afiliado

Se você não tem expertise e nem autoridade em nenhuma área, então é melhor começar nesse mercado como afiliado.

Esse é o melhor caminho para quem está começando.

Como afiliado você terá um trabalho a menos, não precisará criar nenhum produto, nesse sentido está tudo pronto.

Mas isso não significa que você não terá trabalho. Na verdade, para ter sucesso como afiliado você terá que trabalhar duro e de maneira consistente.

A melhor maneira para entender como o trabalho funciona e tudo o que você tem que fazer é investir em uma metodologia.

Ao contrário do que muitos pensam, nem tudo está disponível na internet. Você vai encontrar muitos conteúdos valiosos, vai aprender muita coisa, mas é muito possível que você fique um tanto confuso com tantas informações.

E não vai saber o que realmente funciona. Foi assim comigo e com várias pessoas que converso todos os dias.

Você só vai ter sucesso no dia que decidir seguir uma metologia eficiente e que realmente funciona.

Antes de mais nada, é importante você saber que no marketing de afiliados as coisas não acontecem rapidamente, assim como para um produtor também. As estratégias levam um certo tempo para dar certo e ter os primeiros resultados.

Você só não pode desistir no meio do caminho, mas isso só vai acontecer quando você tiver certeza que está seguindo pelo caminho certo. Caso contrário, você vai ficar pulando de estratégia em estratégia sem saber qual é a certa e qual poderá apostar todas as suas fichas.

Por isso, te falei desde o início que o melhor é investir em conhecimento para ter um negócio online do zero com todo o passo a passo que você precisa para alcançar o sucesso.

Assista essa aula para ver como fazer isso.

Conclusão

Então agora que você já sabe o que é infoproduto o próximo passo é entrar nesse mercado e ganhar dinheiro.

Para isso você tem dois caminhos, trabalhar como produtor ou afiliado.

Antes de fazer essa escolha, se cadastre nas plataformas de afiliados e dê uma olhada no que outros profissionais desse mercado estão fazendo. Você vai ter a oportunidade de ver quantos produtos digitais estão disponíveis para todos os tipos de público.

Faça o seu cadastro na Hotmart e veja todas as possibilidades que existem.

Aí sim tome a sua decisão e comece a trabalhar.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.