Isca digital: o que é e como criar uma

Se você tem um site, mas não investiu em uma isca digital, com certeza, está perdendo vendas.

Imagina que o seu site gera um tráfego de 100 mil visitas mensais. É um bom tráfego, muitas pessoas gostariam de estar no seu lugar.

Mas, ao contrário da maioria, você não tem nenhuma isca digital disponível.

Portanto, o seu visitante entra no site, consome algum tipo de conteúdo, fecha a janela do navegador e vai embora.

Fim!

Você não converteu um único visitante ao longo de anos e poderia estar rentabilizando e gerando receita durante todo esse tempo.

A isca digital é algum material de valor que você oferece gratuitamente para o seu público. Você dá algo de graça em troca do email e permissão para enviar mais conteúdo para as pessoas.

Você pode enviar não apenas conteúdo como também alguma oferta de produto e realizar uma venda.

O que é isca digital?

O que é isca digital

A isca digital é todo material de valor que gera algum tipo de resultado para quem consome. As iscas digitais ou, simplesmente, recompensas são distribuídas gratuitamente com o objetivo de gerar leads.

Lead é justamente o visitante que preencheu e enviou o formulário para receber a isca digital.

A isca serve então como uma moeda de troca, você dá um conteúdo de valor em troca de um contato do seu visitante, que pode ser um endereço de email ou até o número de telefone.

A partir disso, você pode se relacionar com esse lead através do email.

A recompensa digital funciona tão bem em função do gatilho da reciprocidade.

Isca digital e o gatilho da reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é um dos mais importantes, senão o mais importante.

Uma frase que usamos muito no nosso vocabulário resume muito bem o que é esse gatilho: “é dando que se recebe”.

Essa regra diz que devemos retribuir, da mesma forma, o que a outra pessoa nos ofereceu.

Ou seja, ao darmos algo de valor para alguém, essa pessoa tende, naturalmente, a querer por si só te entregar algo de valor.

E, incrivelmente, já nascemos com esse senso de reciprocidade.

Vejamos um exemplo bem simples, quando alguém te dá um presente de aniversário, você fica com a sensação de que deve retribuir quando o aniversário dela se aproxima. É ou não verdade?

A reciprocidade vem da criação de valor sem necessidade de uma troca ou de um retorno, se isso acontecer será de maneira natural.

7 Tipos de iscas digitais

Existe uma diversidade muito grande de recompensas digitais. A melhor opção para você é aquela que o seu público vai preferir consumir.

De um modo geral, ebook tem uma boa receptividade. Na verdade, o ebook gera 7 vezes mais leads do que os outros tipo de isca digital.

Você pode fazer um teste.

Aqui no meu blog utilizo dois formatos, o ebook, como você pode ver aqui no sidebar, e a videoaula. No entanto, cada um tem uma oferta diferente e para cada uma o lead está num momento distinto.

Então, dificilmente vou conseguir dizer qual das duas funcionam melhor, no meu caso especificamente.

Ebook

Ebook gratuito: Como fazer vendas todos os dias como afiliado

Além de mais indicado, o ebook é o formato mais utilizado para geração de leads.

Isso porque ebooks costumam ser materiais de muito valor para os usuários já que oferecem conteúdo específico e aprofundado sobre determinado assunto.

Além disso, tem baixo custo de criação o que torna mais atraente também para o empreendedor digital.

A principal função do ebook é aprofundar em um tema e gerar resultados práticos para o lead.

O ebook deve ser consumido rapidamente, então cuidado para não fazer algo muito grande. Trabalhe com no máximo 60 páginas entre texto e imagens.

Cursos ou videoaulas

Muitos empreendedores e afiliados digitais utilizam os mini cursos ou aulas para atrair a atenção do público no sentido de gerar leads.

Essa é uma ótima forma se você é produtor de algum curso e pode disponibilizar algum trecho de uma das suas aulas.

Pode ser que você tem mais facilidade em falar com a câmera e prefere utilizar esse formato ou tem um conteúdo muito extenso que não daria para fazer um ebook.

Podcasts

Podcast

O podcast está começando a ser mais utilizado no Brasil agora e é uma das grandes tendências.

É um conteúdo rápido e fácil de ser consumido, principalmente, para quem passa longo tempo no trânsito.

O podcast deve abordar assuntos relevantes e discussões sobre determinado assunto. Você pode fazer um debate ou uma entrevista com algum especialista.

Infográficos

Poucas pessoas utilizam infográficos. E eles são formas criativas e divertidas de transmitir algum conhecimento para o público.

Eles misturam textos, imagens e gráficos, resumindo o conteúdo em uma arte esteticamente trabalhada.

Por algum tempo minha isca digital era um infográfico e na época funcionou muito bem.

Checklists

Os checklists são iscas incrivelmente rápidas de serem consumidas e que geram muito resultado. São muito úteis no dia a dia das pessoas e, por isso, tem muito potencial para gerar leads.

Um checklist pode ser consumido recorrentemente por um lead, é algo que você consulta várias vezes.

Webinars

O que é isca digital

Os webinars têm um grande potencial por ser vídeo e ao vivo. Eventos ao vivo atraem muito as pessoas, de uma maneira realmente incrível.

Isso porque você sabe que a pessoa está ali e isso gera um contato mais pessoal, as pessoas conseguem se sentir próximas.

As pessoas podem tirar suas dúvidas ao vivo. Tem algo de mágico, interessante, atrativo e instrutivo nos eventos ao vivo.

Justamente por isso os lançamentos fazem tanto sucesso atualmente.

Templates

Os templates são ótimas iscas, elas resolvem um problema eminente do público de maneira rápida e simples, algo que precisa ser feito naquele momento e que o público tem muita dificuldade para solucionar.

E por esse motivo, são muito valorizados pelo público.

Imagina quando você consegue de graça algo que precisa muito. Vamos supor que você precisa fazer uma apresentação de slides e não tem a menor noção de design. Depois de muito procurar, você encontra um template exatamente do jeito que tinha queria.

Isso tem um valor muito grande para o público.

Ingredientes de uma isca digital de sucesso

Para ter uma boa isca digital você deve responder três perguntas:

  1. O seu público se importa com o conteúdo?
  2. A isca tem algum valor?
  3. Ela resolve um problema ou dá para o seu público algo que eles precisam?

Imagino que você já saiba quem é o seu público e do que ele precisa, mas se esse não for o seu caso, não se preocupe.

O ponto inicial é realmente conhecer a sua persona e entender qual é o seu maior problema. A isca digital deve resolver algum problema da persona, talvez o melhor seja mesmo resolver o maior problema.

Persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal criada a partir de dados reais.

Imagine o seu cliente ideal, aquele que compra e que determinadas características. A sua persona é uma representação dessa pessoa e, portanto, tem todas as características de uma pessoa real.

Se ainda assim não souber nada a respeito dos problemas do seu público, comece procurando por aquilo que as pessoas já estão pagando para obter.

Se uma pessoa está disposta a gastar dinheiro para ter acesso, é sinal de que está comprometida. Faça uma busca na Amazon pelo seu nicho de mercado e veja os livros mais vendidos.

Consulte o índice desses livros e tente extrair informações importantes. Consulte também os comentários, pode conter algo que vale a pena.

Utilize essas informações a seu favor e tente criar uma isca digital com essa base acrescentando o seu ponto de vista e sua experiência.

Dessa forma, você vai ter uma isca digital que tem valor para o seu público e resolve algum problema.

Como vender todos os dias como afiliado

Erros que você não deve cometer

A sua isca digital deve ser chamativa e criar o interesse no público e também deve estar conectada com os produtos que você vende.

As minhas iscas digitais são direcionadas para o meu público que são os afiliados, mas não apenas isso. A minha intenção é atrair a atenção de afiliados iniciantes, justamente para converter esse público com as minhas ofertas de produtos.

Você deve pensar nisso também, em que momento do funil de vendas você quer atrair o lead.

O seu lead tem que enxergar valor na sua isca, portanto, ela não pode ser vaga e superficial.

Outro erro que você não deve cometer é produzir uma isca amadora com baixa qualidade.

Se você resolveu fazer um ebook então utilize imagens de qualidade com boa resolução, diagrame com capricho e deixe áreas de respiro. Caso tenha optado por uma videoaula, tenha uma boa qualidade de som e vídeo para os seus leads.

Nada pior do que consumir um conteúdo num formato mal produzido e mal acabado. O seu lead vai acabar desistindo de consumir a sua isca e isso não é nada bom.

Dê só uma olhada nessa página do meu ebook, você tem vontade de ler? Aposto que sim!

Isca Digital

Por último, a sua isca não pode ser inútil. Em outras palavras, ter pouco ou nenhum valor para o seu público. Já falamos sobre essa questão de valor.

Conclusão

Falamos aqui nesse artigo de tudo o que você precisa para ter uma isca digital de sucesso.

O que você precisa fazer agora é decidir qual formato se encaixa melhor na sua estratégia e que é melhor para o seu público e colocar a mão na massa.

e atente para todos os erros que você poderá cometer para se assegurar de estar produzindo um conteúdo de qualidade e que vai gerar valor para a sua audiência.

Comente abaixo alguma dúvida que você tiver.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

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