Como ganhar dinheiro como afiliado: passo a passo

Apesar de não saberem o que é preciso para ganhar dinheiro como afiliado, para muitos esse tipo de trabalho não é tão desconhecido.

Mesmo os mais leigos não ignoram que é possível ganhar dinheiro na internet, mesmo não entendendo qual o passo a passo que devem seguir.

O que é comum para todas essas pessoas é achar que ganhar dinheiro como afiliado é fácil e rápido. Por isso, todos os dias afiliados iniciantes pedem, desesperadamente, ajuda para realizar a primeira vez depois de estarem a duas semanas tentando.

Sempre deixo claro que trabalhar como afiliado, ou como produtor também, é extremamente trabalhoso e não é nada rápido.

E, principalmente, para os preguiçosos de plantão, que querem tudo para ontem, nada vai ser fácil daqui para frente. Tem que dar o sangue e trabalhar duro.

Então, se você está pronto, vamos lá!

O que é Afiliado?

Dicas para ter sucesso num Programa de Afiliados

O afiliado é uma pessoa que divulga e vende produtos, tanto digitais quanto físicos, de terceiros em troca de uma comissão por cada venda.

Para receber essa comissão, o afiliado precisa realizar a venda através do seu link, que possui um código único.

O afiliado para ganhar dinheiro precisa conhecer não só a área que vai trabalhar, por exemplo saúde, como também entender as estratégias do marketing digital e de vendas.

É muito importante que esteja sempre estudando e buscando novas informações sobre o marketing digital. Por isso, alguns acabam se tornando produtores nessa área.

A profissão apenas se tornou conhecida em 2000 quando o marketing de afiliados virou uma realidade em todo mundo.

Alguns anos antes a Amazon tinha criado o seu programa de afiliados, permitindo a venda de produtos pela internet. As pessoas perceberam o quão vantajoso esse mercado era, principalmente, por não haver necessidade de desenvolver um produto e não ter riscos.

Em pouco tempo, deu início à criação de outros programas de afiliados, promovendo o crescimento desse mercado.

Passo a passo para ganhar dinheiro como afiliado

Seguindo o passo a passo a seguir você vai conseguir ganhar dinheiro como afiliado e o melhor, trabalhando no conforto da sua casa ou onde você desejar.

Isso é o que há de melhor nessa profissão, você vai trabalhar muito, mas poderá escolher o melhor lugar para fazer isso.

1.Entenda sobre o negócio

Em qualquer profissão é importante estudar e adquirir conhecimento antes de entrar no mercado de trabalho. Por isso, as pessoas entram e se formam em faculdades.

Existe um caminho a ser seguido e você não pode simplesmente querer exercer uma nova profissão sem nenhum conhecimento, simplesmente fazendo.

Pensa comigo, as pessoas ficam cerca de 5 anos em uma universidade para depois entrar no mercado de trabalho e ainda assim, muitas vezes, não saem completamente prontas.

Como é possível começar ganhar dinheiro como afiliado em poucos meses, sem ao menos investir em algum curso?

Sem dúvida a gente acaba aprendendo muita coisa sozinho, mas é necessário, pelo menos, uma base.

Você encontra muito material gratuito na internet, mas no final das contas você continua sem saber o que funciona e o que realmente dá certo.

Muita coisa você só vai encontrar em cursos específicos. O que você prefere: ficar muitos meses ou anos sem ganhar nada, tentando várias estratégias sem muito sucesso ou seguir uma estratégia comprovada e testada e que, com certeza, vai te levar ao sucesso?

No início preferi a primeira alternativa e não foi nada bom, por isso, tive que seguir pela segunda opção, se pudesse teria optado pela segunda desde o início.

E se você não quiser repetir o que fiz e perder tempo na sua vida, indico o Treinamento Fórmula Negócio Online, que é o melhor curso para afiliado atualmente disponível no Brasil.

2.Determine a área que quer atuar

Qual importância do lead

Esse é um ponto que muitas pessoas empacam. Realmente não é fácil escolher qual é o nicho de mercado que quer atuar.

Nicho de mercado é um mercado específico dentro de uma área maior que tem poucas ou nenhuma solução disponível no mercado e, por isso, com baixa concorrência. O público do nicho de mercado tem problemas e dores específicos.

O melhor caminho é você escolher uma área do seu interesse e, ao mesmo tempo, que já tenha algum conhecimento ou que se identifique.

Se você ainda conseguir escolher uma área que seja tendência para os próximos anos será realmente muito bom.

É nesse momento que muitas pessoas se perdem. Os principais motivos são: alguns têm interesses em muitas áreas e não conseguem escolher uma, ou não tem conhecimento e nem identificação com uma área.

Pense nos seus hobbies e habilidades, algo que você já tem familiaridade ou algum assunto que já domina. Mesmo que seja algo que você julga não ser promissor.

Você consegue ganhar dinheiro como afiliado com tantas áreas diferentes, inclusive as mais incomuns e que nem passa por sua cabeça.

3.Escolha uma plataforma de afiliados

O próximo caminho é se cadastrar em uma plataforma de afiliados.

A plataforma de afiliados é onde encontrará os produtos para se afiliar, além de muitas ferramentas que vão te auxiliar nesse processo.

Há muitas plataformas disponíveis no mercado brasileiro. O tipo de produto, se físico ou digital, é uma das coisas que vai determinar qual plataforma você vai utilizar.

Uma boa plataforma deve ter grande quantidade de produtos cadastrados com boas comissões, possibilidade de vender para qualquer país do mundo, avaliações dos produtos para facilitar a sua escolha, garantia de recebimento das comissões, relatórios para você acompanhar todas as informações sobre suas vendas.

Os principais programas de afiliados disponíveis são: Hotmart, Monetizze, Amazon Associados e Lomadee. Sendo esses dois últimos exclusivos para produtos físicos.

4.Escolha o melhor produto para você

Como ganhar dinheiro como afiliado

Para quem está começando e não tem nenhuma autoridade na internet é importante escolher inicialmente produtos com valores mais baixos.

É claro que você sempre vai escolher produtos do seu nicho de mercado. A não ser que esteja trabalhando uma estratégia específica como anunciar no Google Ads.

Para escolher os melhores produtos é sempre bom avaliar a qualidade do produto em si, o melhor inclusive é você testar o produto antes. Eu só vendo cursos que já fiz ou ferramentas que utilizo.

Só assim posso avaliar e ver realmente se o produto tem qualidade. Não vou vender algo que não confio ou que não sei o que estou vendendo.

Outro ponto importante, é avaliar o suporte do produto. Se o produto não tem um bom suporte, descarte.

Mas além disso, você ainda tem que analisar a página de vendas e o quanto o produto está sendo vendido.

Com relação a página de vendas, sempre digo que ela tem que ter um vídeo de vendas que realmente te convença de que se trata de uma boa solução, uma boa solução, descrição da solução e provas sociais.

Dentro de cada plataforma é possível ver se o produto está sendo vendido ou não. Na Hotmart temos duas qualificações: a temperatura e as avaliações de clientes.

Vamos ver cada ponto em separado.

Oferta irresistível

Tanto o vídeo de vendas quanto a headline tem que te convencer a comprar o produto.

Alguns produtos têm um vídeo de vendas tão bom que poderia convencer qualquer um a comprar o produto. E você pode ser o termômetro para isso.

Então, sempre entre na página de vendas e assista o vídeo por inteiro. Se o produtor te convencer, pode ter certeza de que se trata de uma boa oferta. Do contrário, esqueça.

Temperatura do produto

Na Hotmart temos a temperatura do produto, que é quanto o produto está vendendo.

A única preocupação que você deve ter é que o produtor pode estar vendendo para uma lista interna, ou seja, para público quente. E você não vai conseguir vender para público frio.

Um público quente é alguém que já entrou em contato com o produtor, baixou algum material gratuito e entrou para sua lista de email. Já o público frio é aquele que não teve nenhum contato com o produto.

Vender para um público quente é muito mais fácil, exatamente porque já demostrou algum interesse no produto ou no tipo de negócio.

Então, ao encontrar um produto que está com alta temperatura, mas não tem um vídeo de vendas na sua página é certo que está sendo vendido para uma lista de emails.

Outro ponto importante é analisar o nível de Satisfação, que é o valor dado na avaliação do cliente. Quanto maior mais bem avaliado está o produto.

Mas se um produto não tem nenhuma avaliação pode significar que não está vendendo tanto assim.

Suporte para Afiliados

Um bom produto também oferece suporte para os afiliados com um gerente de afiliados.

Qualquer problema que você possa ter ou mesmo se precisar de algum material, o gerente de afiliados vai te ajudar. Isso é muito importante.

Eu mesma já tive problemas em mais de um produto e todos me deram um suporte muito bom.

Regra de comissionamento e do produto

É muito importante você entender como funciona o pagamento da comissão, se é no primeiro ou último clique.

Além disso, é importante você entender todas as regras do produto, regras para o tráfego pago.

Sempre leia tudo antes de pedir para se tornar afiliado. Isso faz parte do processo para ganhar dinheiro como afiliado.

Como divulgar os seus links de afiliado

Eu já falei aqui nesse artigo sobre a importância de investir em um curso de marketing digital voltado para afiliados.

Cada uma das etapas a seguir precisa de muito estudo e muito conhecimento para se trabalhar da melhor forma possível.

Para você ter uma ideia, depois de 2 anos pulando de estratégia em estratégia, achando que nada dava certo e que eu estava destinada a não dar certo e por fim, praticamente desistindo de tudo, resolvi dar mais uma chance fazendo um curso.

Esse primeiro curso, o mais caro de todos, aliás muito mais caro do que todos que já fiz somados, só serviu para deixar claro que minha estratégia realmente estava errada. Estava tentando ser produtora e larguei tudo para ser afiliada.

E aí sim, adquiri o Fórmula Negócio Online juntamente com outros cursos. Depois disso foi que meu negócio tomou forma e minha vida se transformou.

Portanto, não siga sozinho. Não cometa o mesmo erro que cometi.

Mas vamos lá, veremos 7 formas para você ganhar dinheiro como afiliado.

1.Canal no YouTube

Como ganhar dinheiro como afiliado

Talvez você não saiba, mas o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo ficando atrás somente do próprio Google.

Conteúdo em vídeo tem crescido muito nos últimos anos e ainda é tendência para os próximos. Então, você precisa ter um canal no YouTube se quiser ganhar dinheiro como afiliado.

Mesmo que você pense que o YouTube está saturado. E realmente tem muitos canais no YouTube, mas muitos canais ruins, sem nenhum conteúdo de valor.

Você ainda pode criar um canal com dicas, tutoriais e muito conteúdo que vai agregar valor para sua audiência.

Para saber o que você precisa fazer para ganhar dinheiro no YouTube acesse este artigo.

2.Blog

O blog é a maneira mais comum para ganhar dinheiro como afiliado. Nele você ganha autoridade e consegue divulgar todos os seus produtos.

Você pode fazer um artigo review para cada um dos seus produtos, sempre expondo de maneira sincera todos os benefícios e também os pontos ruins dos produtos.

Ainda é possível divulgar os produtos em banners nos meios dos artigos e nas barras laterais.

Outro ponto muito positivo do blog é a possibilidade de trabalhar com uma isca digital, fazendo capturas de email. O email marketing é mais uma estratégia para realizar muitas vendas.

Você pode criar um blog de autoridade ou criar um blog de nicho.

No blog de autoridade você utiliza o seu nome para ganhar autoridade, mas é importante que você seja expert no assunto que deseja abordar.

Já no blog de nicho você pode falar sobre um assunto específico e vender produtos desse nicho.

3.Mini sites

O mini site é um blog com poucos artigos e poucas páginas, onde você divulga um produto específico.

É um site reduzido com até 5 páginas e com poucos elementos. Você vai estruturar todas as páginas em torno de um artigo central, que costuma ser um artigo review.

Você vai criar o seu mini site de uma só vez, sem a necessidade de ficar alimentando com novos artigos, como acontece em um blog.

O mini site é muito bom para ganhar dinheiro como afiliado porque você pode fazer vários e deixá-los ganhando dinheiro “no piloto automático”.

Mas claro, primeiro você tem que ranqueá-lo até a primeira página do Google. Só assim ele começa a gerar renda.

Lembre-se, o foco é sempre em um único produto ou serviço.

4.Instagram

Como ganhar dinheiro como Afiliado

O Instagram é um excelente canal para fazer vendas mais rápidas. Mas é ainda melhor para manter um relacionamento com os seus seguidores e nutri-los com conteúdo de qualidade.

De maneira semelhante ao blog, você pode ter um perfil de autoridade utilizando o seu nome ou um perfil de nicho para vender um produto específico.

Basicamente, para ganhar dinheiro no Instagram como afiliado, você precisa ter uma boa bio com site e uma chamada para ação. Manter publicações diárias sem ficar tentando vender o tempo todo.

Tente educar o seu seguidor ao invés de fazer publicações para chamar vendas. Isso pode se tornar chato.

5.Anúncios pagos

A maioria dos afiliados iniciantes que buscam fazer vendas rápidas optam por trabalhar com o tráfego pago. No entanto, não é muito fácil e muitos acabam perdendo dinheiro.

Sabendo trabalhar com os anúncios é possível ganhar muito dinheiro, alguns afiliados trabalham apenas dessa forma.

A questão é sempre saber direcionar os anúncios para as pessoas certas e isso pode ser bem complicado. Cada plataforma tem uma maneira diferente de trabalhar.

No caso do Google Ads é através das palavras-chave, já no Facebook é através da segmentação de público.

O importante é dominar a ferramenta para não perder dinheiro.

6.Google Adsense

Para ganhar dinheiro como afiliado através do Google Adsense você precisa ter um site ou blog para alugar espaço com anúncios.

O seu site ou blog precisa ter um alto número de visitas mensais e seguir as normas de sites que o Google determina, deixando-o pronto para receber os anúncios.

Muitos afiliados criam blogs apenas com esse objetivo, para monetizar com o Adsense. O bom é que uma vez criado o blog existirá para sempre, rendendo dinheiro todos os meses.

O melhor é que o Google paga em dólar.

7.Pinterest

Como vender como afiliado no Pinterest

O Pinterest é muito utilizado para aumentar o tráfego orgânico de blogs, mas atualmente está sendo utilizado por afiliados para ganhar dinheiro com os seus produtos.

O Pinterest não é uma rede social, é um site de busca baseado em imagens. É um local de compartilhamento de ideias dos mais diferentes nichos de mercado.

A estratégia é criar imagens específicas para a plataforma colocando o seu link de afiliado (sem encurtador, sem camuflagem), levando o usuário direto para a página de vendas do produtor.

O legal é que alguns afiliados conseguem fazer vendas em blogs e mini sites que ainda não estão ranqueados no Google.

Conclusão

Nesse artigo você como é possível ganhar dinheiro como afiliado de diferentes formas.

É importante você investir em mais de uma dessas estratégias, principalmente, se você quer ter um negócio online bem estruturado e que vende muito no mês.

Quanto mais você divulgar os seus links de afiliado, maiores são as possibilidade de você ganhar dinheiro.

E lembre-se sempre que o ideal é você investir em um curso para entender melhor como funciona esse tipo de mercado.

Fórmula Negócio Online

Deixe o seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

    3 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.