Facebook Ads para Afiliados: 5 dicas valiosas para ter resultados surpreendentes

Logo que decidi investir no marketing de afiliados, poucos meses atrás, tratei de criar uma base sólida com blog (este mesmo que você está), isca digital e email marketing. Mas logo percebi que poderia ganhar dinheiro mais rápido com Facebook Ads para afiliados.

Confesso que primeiro comecei a investir no Google Ads e só depois percebi que o dinheiro está no Facebook Ads.

Não estou dizendo que não é possível ganhar dinheiro com os anúncios no Google, mas o poder de escala dele é extremamente menor do que no Facebook. Então, tratei de aprender o quanto antes sobre essa plataforma.

Desde 2016, quando o marketing digital ainda era mato, já vinha me aventurando no Facebook Ads, mas sem muito sucesso. O importante é que já tinha algum contato e já havia estudo algumas coisas.

O que fiz foi me atualizar e entender como o Facebook Ads funciona para afiliados.

Infelizmente, não existem muitas autoridades falando sobre com tanto propriedade, mas você vai conseguir muito conhecimento com dois caras que vou te indicar no final desse artigo.

Então fique comigo até o final para entender como usar o Facebook Ads para afiliados.

Por que você deve anunciar no Facebook Ads?

Facebook para Afiliados

O caminho mais comum entre os afiliados iniciantes é começar a anunciar no Google Ads. Fazendo anúncios para palavras-chave de fundo de funil fica mais fácil ter sucesso na campanha.

Palavras-chave de fundo de funil é quando anunciamos para o nome do produto ou nome do produtor.

De fato, esse tipo de anúncio tem muito mais chances de dar certo, mas existem algumas barreiras.

A primeira delas é que poucos produtos deixam anunciar para o nome do produto. E você ainda tem que aliar isso com o volume de buscas do produto, ou seja, de nada adianta poder anunciar com a palavra-chave de um produto se não houver um bom volume de pesquisas mensais na Rede de Pesquisa do Google.

Então, já não restam tantas opções e você ainda tem que analisar o valor médio do lance. Se estiver muito alto pode significar que muitas pessoas já estão anunciando para aquela mesma palavra-chave. E você não vai querer muita concorrência.

E não para por aí, muitos produtos têm o nome extremamente genérico e anunciar para essas palavras-chave pode fazer você torrar o seu dinheiro.

Produtos como Canva para Negócios tem o nome muito genérico, o que significa que uma pessoa ao digitar esse termo no Google não necessariamente está procurando por um produto.

E por fim, existe uma limitação muito grande quanto ao volume de buscas mensais, que não costuma subir muito, limitando o poder de escala.

Por outro lado, o Facebook tem um alto poder de escala e muitos mais produtos disponíveis para anunciar. Muitos até disponibilizam lista de look a like e outros materiais.

No entanto, pode representar um desafio para muitos afiliados.

Mas te digo, Facebook Ads para afiliados é o poder!

5 Dicas de Facebook Ads para Afiliados

Facebook Ads para Afiliados

As dicas que vou passar para você agora são verdadeiramente valiosas, pouquíssimas pessoas têm acesso a esse tipo de informação.

É claro que não são dicas para quem está começando do extremo zero, mas se você já souber o básico para começar no Facebook Ads vão te ajudar demais.

1 – Estrutura própria

Você pode achar que já sabe sobre o que vou dizer e que várias pessoas falam isso, mas talvez você ainda não tenha dado a devida atenção e realmente entendido a importância disso.

O Facebook Ads cada vez mais têm bloqueado contas por diversos motivos, dos mais bobos aos mais importantes. E uma coisa posso lhe dizer, se você não tem uma estrutura própria com domínio nem comece.

A sua vai ser bloqueada mais cedo ou mais tarde se você insistir em usar o seu link de afiliado.

Não apenas isso, com a estrutura própria você consegue fazer remarketing, inserir uma ferramenta de análise de interesses de quem visita, entre outros motivos.

E como fazer uma estrutura própria e colocar a página de vendas do produto dentro do seu domínio?

Atualmente utilizo 3 formas diferentes: uma com um plugin, outra com um código e a última refazendo a página de vendas, o que dá mais trabalho.

Existe um plugin excelente para clonar qualquer página de vendas para dentro do seu domínio, é o Clonador de Páginas do Alan Mosko. Uso esse plugin diariamente e funciona muito bem.

Nele você consegue colocar o seu link de afiliado, o que garante que a comissão seja atribuída a você.

Com o Elementor gratuito é possível adicionar um iframe e clonar a página de vendas, o problema é que alguns sites têm proteção contra essa prática.

Se você não optar por nenhuma dessas alternativas, lhe resta refazer a página de vendas do zero. Uma boa forma de fazer isso é com o Elementor Pro, que sai por um preço bem em conta nesse site.

2 – O produto certo para Facebook Ads para Afiliados

Facebook Ads para Afiliados

Apesar de ter muitos produtos disponíveis para anunciar no Facebooks Ads, não quer dizer que você vai ser menos criterioso e escolher qualquer um.

Esse é um dos primeiros requisitos para ter sucesso em suas campanhas, afinal, se você escolher um produto ruim, simplesmente não vai vender. E isso acontece muito, aconteceu recentemente comigo.

O produto pode parecer que vende bem, ter boa página e ainda assim não vender.

Então, o ideal é fazer uma pré seleção muito boa para ter menos chances de erros.

A questão é que você não precisa focar tanto na temperatura do produto. Claro, temperaturas mais altas significam mais vendas, mas também pode ter mais concorrência.

A escolha ideal está em um produto com uma oferta muito boa, com um vídeo de vendas excelente e uma boa página de vendas.

A oferta é a primeira headline na página de vendas, é o que o produto está prometendo e ela deve conter uma transformação. O cliente não quer comprar um curso, ele quer uma transformação.

O vídeo de vendas deve ter todas as informações da página de vendas. Repare o seguinte, ou o cliente clica no botão para comprar após ver o vídeo de vendas ou vai rolar a página e depois clicar. Então, o vídeo de vendas deve falar um pouco sobre o produtor, dor do cliente, solução proposta, prova social e bônus.

E todas essas informações devem estar ao longo da página de vendas.

Se o produto for muito bom e a página de vendas nem tanto, você pode refazê-la. Nada te impede de fazer isso e pode alcançar ótimos resultados.

Veja se o produtor disponibiliza materiais e se ele mesmo está fazendo anúncio. Para isso utilize a Biblioteca de Anúncios do Facebook Ads. Aproveite para ver se outros afiliados estão anunciando também.

3 – Testes de criativos

Facebook Ads para Afiliados

Para ter sucesso com campanhas no Facebook Ads para afiliados tem que fazer inúmeros testes e tudo começa com os testes de criativos.

Muitos afiliados iniciantes pensam que anunciar é apenas fazer uma campanha com uma imagem e pronto, vai dar certo.

Antes de mais nada, os anúncios no Facebook Ads é estruturado com uma campanha, conjunto de anúncios e anúncios. Dentro de uma campanha podem ter vários conjuntos de anúncios com diferentes públicos e dentro de cada conjunto de anúncios podem ter vários anúncios.

Os anúncios, propriamente ditos, é o que chamamos de criativo, ou seja, imagem ou vídeo, texto principal e título.

A imagem ou vídeo é que mais chama a atenção do público e é onde você deve concentrar seus esforços.

Para fazer teste de criativo você tem duas possibilidades: criar uma campanha com objetivo de tráfego ou conversão. Particularmente, prefiro o objetivo de conversão com o evento de compra, é mais direto ao ponto.

Você vai atrair pessoas que querem comprar e não apenas pessoas que estão dispostas a clicarem no anúncio.

Você deve fazer um conjunto de anúncio para cada público e dentro dele todos os criativos que quer testar. Portanto, em cada conjunto de anúncio vai ter os mesmos criativos de teste. Assim você vai ter não apenas o criativo, como também o público.

Quanto ao orçamento, você deve usar a nível de conjunto de anúncio e pode fazer um teste por 24 horas com metade da comissão por dia ou deixar rodar por mais tempo com R$10 reais por conjunto de anúncio por dia.

Ao final, você precisa avaliar a quantidade de compras ou initiate checkout, CTR e CPC de cada criativo, nessa ordem. Quanto mais compras ou initiate checkout melhor e CTR acima de 2%, CPC deve ser o menor possível.

4 – Campanha de conversão

Após os primeiros testes você vai subir uma campanha com os criativos vencedores. Não precisa ser mais de um, ok?

Muita gente tem inúmeras dúvidas sobre o pixel, se deve começar uma campanha otimizado para compra mesmo se não tiver tido nenhuma compra, quando o evento está vermelho.

A verdade é a seguinte: se você quer compras, então otimize para compra. Simples assim.

Se você otimizar para initiate checkout o Facebook vai entender que esse é o seu objetivo e vai te entregar mais e mais resultados como esse. Se não é isso o que você quer então, simplesmente, não utilize esse evento.

Isso só vai fazer sentido se você quiser tem mais marcações para o remarketing.

O Facebook na sua Central de Ajuda até fala sobre os 50 eventos do pixel, mas isso não é regra, e você não precisa de 50 ativações do evento para ter bom desempenho.

A campanha de conversão deve ter orçamento a nível de campanha (CBO) para uma melhor performance. O Facebook vai te entregar melhores resultados com CBO, mas os testes sempre devem ser feitos com orçamento a nível de conjunto de anúncio, lembre-se sempre disso.

É muito importante fazer a sobreposição de públicos, mas isso é assunto para um outro artigo, já que é mais denso e complexo.

5 – Remarketing

Facebook Ads para Afiliados

O remarketing é extremamente importante no Facebook Ads para afiliados. Você sempre deve fazer remarketing em suas campanhas.

Primeiro você precisa criar o público de quem entrou no checkout. Para isso o seu pixel deve estar instalado no produto, seja através da ferramenta Pixel de Rastreamento da Hotmart ou da criação de uma campanha na Monetizze.

Crie os públicos de checkout dos últimos 15 dias, 30 dias e 45 dias.

É importante fazer testes para saber quais são os melhores públicos, tem afiliados que trabalham com checkout de 60 e até de 180 dias. Eu prefiro trabalhar com menos dias, mas só os testes dirão a verdade.

Você vai fazer um conjunto de anúncio para cada um desses públicos e excluir o público purchase, ou seja, de quem já comprou. Se o público estive pequeno o Facebook vai ter dificuldade em entregar o anúncio, então simplesmente, desista de excluir quem já comprou e sua campanha vai rodar.

No criativo é bom você trabalhar com vídeos de como o curso é por dentro, se o produtor não disponibilizar faça uma compra e depois solicite o reembolso. Faça criativos sobre a garantia, os bônus e depoimentos.

Para cada criativo trabalhe com um público (checkout 15 dias, 30 dias e 45 dias).

Conclusão

É claro que existe mais uma infinidade de informações, mas trouxe para você as mais valiosas dicas sobre o Facebook Ads para afiliados que você poderia ter.

Com certeza, com isso você consegue ter bons resultados e que podem te surpreender de uma maneira muito positiva.

Mais uma vez, anunciar no Facebook, principalmente, requer muitos testes. Não existe uma fórmula mágica e nenhuma regra, tudo é passível de mudanças e novas formas de ter resultados.

O que hoje pode estar dando certo amanhã pode não estar. Por isso, você deve sempre testar, principalmente novos criativos.

Como prometido, fiquei de falar o nome de duas pessoas que você pode seguir e adquirir muito conhecimento. Se trata do Micha Menezes e do Pedro Sobral, aprendi e aprendo muita coisa com eles. Então, imagino que você também vai aprender.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

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