O que é empreendedorismo digital e como criar um negócio online de sucesso

A internet transformou não só a vida das pessoas como também a forma de fazer negócios através do empreendedorismo digital. Se você tem interesse e quer ter um negócio online, continue lendo este artigo.

A ideia de trabalhar em casa ou viajando em qualquer parte do mundo e ganhar uma renda extra mesmo dormindo, fascina muita gente.

Esse cenário é realmente muito tentador e, por isso, muitos se jogam de cabeça. Mas esquecem que se trata de um negócio como qualquer outro, e acham que o caminho será fácil e rápido.

O empreendedorismo digital requer estudo e muita dedicação. Não se pode aprender uma profissão nova em tempo recorde.

Não sabe por onde começar? Leia o artigo para saber o passo a passo para começar a empreender na internet.

Aqui você encontra:

O que é empreendedorismo digital?

O que é empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital é uma modalidade de negócio onde se comercializa produtos ou serviços através da internet.

Isso significa que a compra e pagamento acontecem no ambiente online, sem precisar de espaço físico para isso.

Existem muitos modelos de negócio dentro do empreendedorismo digital, como é o caso dos sites e-commerces e o produtor de cursos online. São inúmeras possibilidades para ter um negócio online.

Para ser empreendedor não precisa de nenhuma graduação, mas é necessário muito estudo, afinal, você está aprendendo uma nova profissão. É bom entender que não existem fórmulas mágicas.

É importante ter muito foco, disciplina e força de vontade. Obstáculos sempre existirão e você deve ter persistência.

Por que investir no empreendedorismo digital?

Pode ser que você ainda se pergunte se esse mercado é para você ou se ele realmente vale a pena.

Vamos ver alguns números…

74% dos brasileiros preferem fazer suas compras na internet.

De acordo com a pesquisa da PwC, 65% dos consumidores brasileiros diz comprar regularmente, pelo menos, uma vez por mês na internet, em 2018.

As vendas online cresceram 23% no primeiro trimestre de 2019 e somaram R$17 bilhões, segundo dados da Compre&Confie.

Com esses dados você percebe que existe um potencial enorme em torno das compras online.

As pessoas, cada vez mais, fazem compras online e a tendência é que passem a comprar bem de consumo também, assim como ocorre nos EUA.

Precisa de pouco para começar

Se você tem um computador e uma mesa e disposição é tudo o que vai precisar para começar.

Como disse antes, você não precisa de qualquer graduação e pode começar sozinho ou fazer algum curso. O ideal é investir em algum curso, isso vai te poupar muito tempo e minimizar muitos erros.

Aprender com quem já sabe é sempre o melhor caminho.

Existem muitas profissões não regulamentadas no Brasil, o que significa que você não precisa se formar para ser um profissional, como é o caso do designer gráfico ou de moda.

Mas por que então as pessoas continuam fazendo faculdade? Justamente porque elas não querem passar anos estudando uma coisa e ser mediano no final das contas. Então, é melhor investir no estudo e ficar bom.

O mesmo acontece com o empreendedorismo digital. Se você não quer passar anos estudando correndo o risco de ser mediano, faça um curso!

Quando estava começando fiz o curso do Alex Vargas, o Fórmula Negócio Online. Ele é o mais indicado para quem quer trabalhar como afiliado.

Se tiver interesse, dê uma olhada clicando aqui.

Produtos e vendas digitais são bem aceitos

Negócios digitais

O público já aceita muito bem as compras online e não tem mais nenhuma resistência a isso.

Muitas pessoas até preferem comprar na internet, principalmente, porque as vendas online apresentam maior competitividade de preço.

É o que acontece com as compras de livros, por exemplo, que tem preços melhores na internet.

Sem contar que dessa forma não precisam sair de casa e pagar por deslocamento.

Muita flexibilidade

Com o empreendedorismo digital é possível traçar um cronograma própria ou mesmo se você não quiser seguir um.

Não importa se você consegue ou não ter uma rotina, o importante é realizar suas metas e conseguir cumprir com o que propôs a fazer.

Você literalmente faz o seu horário e é essa a mágica do empreendedorismo digital.

Não existem barreiras geográficas

Você pode trabalhar de onde quiser, isso é realmente incrível no empreendedorismo digital.

Existem muitos empreendedores que são nômades digitais, você já deve ter ouvido falar sobre eles. Passam anos viajando e trabalhando de onde estão.

Isso realmente não é para mim, mas pode ser que se encaixe no que você tanto sonha. E realmente existe algo mágico nisso, poder conhecer novos países e trabalhar ao mesmo tempo.

Quais os melhores negócios digitais?

São inúmeras as oportunidades de começar no empreendedorismo digital, mas alguns negócios oferecem um potencial maior.

É importante conhecer as características de cada um deles até para saber se existe uma identificação da sua parte.

Entre os mais conhecidos, podemos citar aqueles que oferecem oportunidades reais de ganho.

Infoprodutos

Os infoprodutos são produtos em formato de conteúdo consumido de maneira online. Podem ser cursos online, ebook, vídeoaulas, consultorias, etc.

Se você tiver um conhecimento específico em determinado assunto, pode trabalhar como produtor do conteúdo ou apenas vendendo o produto de terceiros, trabalhando como afiliado.

Nesse caso, as pessoas utilizam plataformas como a Hotmart para fazer toda a comercialização dos produtos.

Essas plataformas não só hospedam o conteúdo como também gerencia o pagamento.

Após desenvolver o produto, você poderá se cadastrar na plataforma e submeter o seu produto para uma avaliação. Para isso, você deverá estipular um preço, formas de pagamento, tempo de garantia e fazer uma descrição.

O produto pode ser aberto à afiliação, ou seja, outras pessoas cadastradas na plataforma podem fazer vendas em troca de uma porcentagem em cima do valor. Essa comissão quem determina é o produtor.

Para trabalhar como afiliado basta se cadastrar e pedir afiliação aos produtos que desejar.

Se quiser saber mais clique aqui para ler nosso artigo sobre marketing de afiliados.

E-commerces

Ecommerce

Provavelmente, você já deve ter feito alguma compra online.

Existem muitos ecommerces atualmente, que vendem os mais variados produtos.

Você pode montar a sua própria loja virtual ou simplesmente vender através de grandes marketplaces como o Submarino, Americanas e Amazon.

Em todos os casos você vai precisar de alguma estrutura para ter um estoque e processar as vendas.

Essa pode ser uma grande dificuldade para quem quer começar nesse mercado. Contar com fornecedores, ter estoque e administrar uma logística pode ser um desafio para alguns.

Influenciador digital

O influenciador digital é a profissão do momento. Muitos sonham em ser um.

Além do Instagram, que é o canal mais conhecido para atuar como influenciador, você pode ter um canal no YouTube e até um blog.

Você pode fazer muitas parcerias com marcas e trabalhar com anúncios também.

O mais importante é a quantidade de seguidores e a qualidade deles, se são segmentados ou não. Isso vai determinar a quantidade de visualizações que você recebe em suas publicações e vídeos.

Como começar no empreendedorismo digital

Como começar no empreendedorismo digital

Se você é curioso, quer ajudar outras pessoas e tem disposição para aprender, então o empreendedorismo digital é para você.

Vamos ver um passo a passo para você começar o seu negócio online o quanto antes.

Escolha o tipo de mercado

Anteriormente, falamos sobre três mercados para atuar no empreendedorismo digital. Mas existem muitos outros.

A sua escolha vai depender muito da sua afinidade para trabalhar. Se você gosta e se sente mais a vontade com produtos físicos, talvez o ecommerce seja mais apropriado para você.

Agora, se você gosta mais de produzir conteúdo e é expert em algum assunto, então o mercado de infoprodutos é melhor.

O importante é fazer uma boa pesquisa antes e ver os prós e contras.

Determine o nicho de mercado

Dificilmente, você conseguirá atingir todas as necessidades de um público.

O melhor é escolher um nicho de mercado com necessidades específicas, dessa forma, você tem maiores chances de apresentar uma solução que resolva o problema e tenha sucesso.

Um nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada explorada pelo mercado, ou seja, é um público com necessidades específicas e que não tenha solução viável disponível no mercado.

Ao apresentar uma boa solução você consegue obter o sucesso de maneira muito mais fácil e eficiente.

Vamos ver como é possível escolher o nicho.

Faça uma lista com suas habilidades

É sempre mais fácil trabalhar numa área que goste e que já tenha certo conhecimento. Assim, fica melhor caso você tenha que estudar e se aprofundar na área.

Por isso, faça uma lista com áreas que você gosta e tem algum domínio.

Responda a seguintes perguntas:

  • Quais são os seus hobbies?
  • Em que tipo de atividades você se destaca?
  • Que tipo de assunto seus amigos pedem que você ensine?

Segmente a sua lista

Provavelmente, você escolheu áreas mais amplas, como saúde, beleza e informática, por exemplo.

Tente ser um pouco mais específico, segmentando as áreas que escolheu. Dentro de saúde você poderia escolher emagrecimento, alimentação ou bem-estar.

Dentro dessas grandes áreas sempre tem áreas menores, que vão apresentar necessidades um pouco mais específicas.

Encontre o nicho

Os nichos de mercado vão estar, exatamente, dentro desses segmentos de mercado.

Faça uma pesquisa para encontrar necessidades mais específicas e problemas que ainda não estão sendo resolvidos ou que têm poucas soluções disponíveis.

Ao trabalhar com áreas ainda mais específicas dentro dos mercados, você terá encontrado um nicho de mercado. Por exemplo, dentro de alimentação existe um grupo de pessoas que apresentam intolerâncias alimentares ou doenças do intestino, que tem demandas específicas de alimentos.

Quem tem doenças inflamatórias do intestino precisam de alimentos sem componentes lácteos, com baixo índice de gordura e não há muitas soluções disponíveis.

Esse seria um nicho de mercado para quem quer trabalhar com produtos alimentícios.

É muito importante observar se tem um número viável de público.

Se ainda tem dúvidas para encontrar o seu nicho de mercado, veja este artigo.

Fique de olho nas tendências

A cada ano as coisas mudam e muitas coisas se tornam tendências de mercado.

Outras coisas, que fizeram sucesso há alguns anos, voltam ao mercado, como é o caso da moda. Algumas peças dos anos 80 voltaram a fazer sucesso agora em 2020, como é o caso da pochete.

Então, é muito importante acompanhar essa flutuações de mercado e se antecipar às novas tendências.

Faça um planejamento

Faça um planejamento

Você já determinou o mercado que quer atuar e o escolheu o nicho de mercado, agora é hora de colocar a mão na massa.

Prepare todas as estratégias e trace metas.

Se você escolheu ter um ecommerce vai precisar montar sua loja virtual. Nesse momento, você pode determinar se vai usar uma plataforma como o Shopify ou se vai fazer tudo no WordPress.

Pode ser que você tenha preferido trabalhar com infoprodutos, então é melhor já se cadastrar nas plataformas disponíveis para vender o seu produto.

Qualquer que tenha sido o mercado que escolheu, a rentabilização passa por três passos fundamentais: o tráfego, o engajamento e a conversão.

Na internet todo negócio passa pelo tráfego. Ele é determinante para as vendas.

Você precisa atrair pessoas para o seu canal de vendas e engajar com essas pessoas até que elas realizem uma compra.

5 características de um empreendedor digital de sucesso

Tem algumas características que realmente são importantes para quem quer ser empreendedor digital de sucesso.

Se você não tem algumas dessas características não se preocupe, você pode aprender com o tempo e desenvolver essas características.

Então vamos lá.

01. Autodidata

Para se dar bem na internet e ter sucesso é muito importante estar constantemente estudando e aprendendo sozinho com suas experiências.

Empreendedores digitais, de uma maneira geral, são pessoas curiosas e que procuram respostas para suas perguntas. São, naturalmente, autodidatas, ou seja, aprendem por si só como resolver os problemas e encontram respostas para as suas questões.

02. Visionário

Uma pessoa visionária tem ideias brilhantes e grandiosas. Enxerga oportunidades onde ninguém mais vê.

E não apenas isso, acredita no seu propósito e realiza todas essas ideias. Torna todas elas uma realidade.

Guardada as devidas proporções, você é uma pessoa que vê oportunidades onde a maioria das pessoas não percebe? Então você é uma pessoa visionária.

03. Motivado

Nem sempre vamos acordar muito motivado, alguns dias são mais difíceis, principalmente quando se está tendo problemas ou quando não dorme muito bem.

Mas isso não pode se tornar rotineiro, isso deve ser a exceção.

É muito importante se manter motivado a maior parte do tempo. E isso acontece quando estamos fazendo aquilo de que gostamos, quando o trabalho se torna um prazer.

Ou mesmo quando almejamos algo muito maior e estamos no caminho certo.

04. Resiliente

Resiliência representa a capacidade de se adaptar e até mesmo evoluir após momentos de adversidade. É dar a volta por cima, como costumam dizer.

No empreendedorismo digital estamos, constantemente, lidando com muitos problemas e adversidades, e é muito importante não se deixar abater e transformar tudo isso em aprendizado.

E nada tem a ver com ser persistente ou insistente, tem a ver com superação.

05. Persistente

Você tem o objetivo de alcançar o sucesso no empreendedorismo digital, certo? E vai desistir por que?

Muitas pessoas desistem diante o primeiro desafio.

Essa é uma característica essencial para quem que ser um empreendedor digital de sucesso. Sem isso você vai desistir facilmente.

O que a maioria dos que começam não entendem é que os erros vão acontecer, eles estão no meio do caminho entre o começo e o sucesso.

Não existe fracasso, você está o tempo todo aprendendo e crescendo, a não ser que você desista.

Conclusão

Você entendeu o que é empreendedorismo digital e já está pronto para começar o seu negócio online.

O caminho a seguir não terá apenas flores e rosas, terá alguns espinhos, mas não se deixe abater. São os problemas que nos tornam mais fortes e nos permitem aprender.

Mesmo que passar por momentos de desânimo, o que é normal, levante a cabeça e continue em frente.

O sucesso é para os fortes.

Deixe um comentário abaixo me contando como está a sua vida de empreendedor digital e o que você espera desse mercado.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

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