Como criar um canal no youtube: Passo a passo completo

Conteúdo em vídeo é uma das grandes tendências para os próximos anos. Ainda mais se você trabalha como afiliado ou tem algum negócio online, criar um canal no YouTube é um passo muito importante.

De acordo com os dados divulgados pelo próprio YouTube, são assistidas por dia 1 bilhão de horas, por mais de 1,9 bilhão de usuários. Esse valor representa metade da internet. É por isso que você não pode deixar essa oportunidade passar.

Você pode pensar: “nossa, mas é muita coisa para fazer, como dar conta?”.

É verdade, ser um afiliado de sucesso dá muito trabalho, sem dúvida. A maioria das vezes temos que dar conta do recado sozinho.

É assim para todos, para mim também.

Com o passar do tempo as coisas vão ficando um pouco mais fáceis, a gente começa a automatizar alguns processos. Quando se é um afiliado iniciante fica mais difícil, mas com o tempo melhora.

O fato é que você não pode ficar de fora do YouTube!

Criar um canal no YouTube pode ser um processo bastante simples para a maioria das pessoas, mas alguns detalhes podem te trazer dúvidas. Então, este artigo é para te ajudar a entender melhor como a plataforma funciona.

Por que utilizar o YouTube

Por que criar canal no YouTube?

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca na internet e o segundo site com mais tráfego ficando atrás somente do próprio Google. Os usuários do YouTube assistem coletivamente a mais de 46 mil anos de vídeos a cada ano.

Quatro vezes mais pessoas preferem assistir vídeos no YouTube do que em outras plataformas.

Você já deve ter percebido que para a maioria das buscas no Google aparecem resultados do YouTube. Isso mostra como esse tipo de conteúdo é largamente consumido.

Atualmente, jovens não consomem mais canais da tv aberta. Em um estudo, o Google revelou que 80% dos brasileiros preferem consumir vídeos na internet do que assistir televisão. E 83% dos entrevistados afirmam assistir mensalmente vídeos pela internet sendo que 99% deles acessam o YouTube.

Em 2025, metade dos espectadores com menos de 32 anos não vai ter um serviço de TV paga.

Veja a lista a seguir com mais motivos para você criar um canal no YouTube:

  • Os usuários tem preferência por conteúdos visuais
  • Usar imagem e som auxilia na memorização do conteúdo
  • O conteúdo em vídeo fica mais leve e menos cansativo para o usuário
  • É mais fácil ganhar autoridade com um vídeo do que com texto

O que você precisa para criar um canal no YouTube

Criar um canal no YouTube não é somente apertar os botões certos para então começar a enviar conteúdo. É necessário fazer um planejamento.

Sobre o que você vai falar no seu canal?

De nada adianta criar um canal no YouTube e não ter a menor ideia do que será feito, qual conteúdo será postado e quem vai assistir esse conteúdo.

Antes de prosseguir com a criação de fato é muito mais importante ter tudo isso muito claro na sua cabeça.

Todas as etapas que vou falar agora são necessárias, inclusive, para você ganhar dinheiro com o seu canal e é o que pode determinar o seu sucesso.

Planejar vai fazer com que você consiga manter o foco no seu sucesso.

Qual o assunto do seu canal?

O que precisa saber antes de ter um canal no youtube

Se você está começando agora no marketing de afiliados o assunto do seu canal no YouTube deve ter relação com o seu nicho de mercado.

Ao começar um negócio online, determinar o nicho de mercado é sempre o primeiro passo. É isso que vai dar norte para todas as suas estratégias.

Então, para definir o nicho de mercado acesse esse artigo.

Agora, caso você esteja ampliando as suas estratégias de marketing digital criando um canal no YouTube, provavelmente, já passou por essa etapa.

O assunto do seu canal deverá estar totalmente alinhada com o seu nicho. Mas isso pode significar mais concorrência e competitividade, então você pode escolher falar sobre um subnicho.

Só tome o cuidado para não restringir demais e acabar ficando sem conteúdo. Ainda vamos falar sobre como ter conteúdo infinito para os seus vídeos.

Quem vai assistir?

Novamente essa etapa é primordial para um negócio online, passando por qualquer estratégia dentro do marketing digital.

Se você trabalha com conteúdo é fundamental saber quem vai consumi-lo.

Essa etapa é que vai, na verdade, definir a sua pauta de conteúdo.

Então, procure definir e entender a sua persona. Inclusive, de antemão é muito importante saber se ela consome vídeos.

Imagina que você cria um canal no YouTube e o seu público não gosta de consumir vídeos, isso é um grande problema. Apesar de que hoje em dia isso se torna cada vez menos recorrente. A grande maioria das pessoas que estão na internet consome vídeos invariavelmente.

O público também vai determinar o estilo dos seus vídeos. Você vai adotar uma linha mais formal ou mais descolada para os seus vídeos? Uma linguagem mais cotidiana ou mais técnica?

O sucesso de um canal no YouTube está diretamente relacionado com o nível de empatia que você consegue criar com o seu público. Por isso essa etapa é tão importante.

Qual o objetivo do canal?

Aqui você pode pensar que a resposta é óbvia, mas talvez não seja tanto assim.

Você pode ter respondido que o seu objetivo no YouTube é ganhar dinheiro, mas isso não é um objetivo, é uma consequência.

O seu objetivo poderia ser algo como entreter, ensinar, divulgar o seu negócio, ganhar autoridade.

No final das contas, tudo isso vai levar a um ponto em comum, que é ganhar dinheiro. Entende que isso então é uma consequência?

Por exemplo, o meu objetivo com meu perfil do Instagram é apenas relacionar com o meu público. A maneira que eu faço isso é entregando conteúdo de valor.

Nomes para o canal

Escolher o nome do canal pode ser um tanto desgastante.

Se você já tem um blog, o ideal é utilizar o mesmo nome. Assim as pessoas vão naturalmente associar uma coisa a outra.

Caso esse não seja o seu caso, você pode pensar em algum nome que faça relação ao nicho que está trabalhando ou poderá utilizar o seu próprio nome.

O meu conselho é sempre utilizar o seu próprio nome, isso é muito positivo para a construção de autoridade.

Em outro artigo dei o seguinte exemplo: você conhece o Henrique Carvalho? E a Viver de Blog?

Note que o nome Viver de Blog é muito mais conhecido que Henrique Carvalho, e pode ser que você nem soubesse quem é o cara por trás desse conhecido blog.

Essa é a melhor opção a não ser que você já tenha um outro canal com seu nome e está criando um segundo projeto.

Cuidado com a quantidade de caracteres, não utilize um nome muito grande. Lembre-se que o seu público deve conseguir memorizar o nome e deve ser fácil de pronunciar.

Após definir o nome, faça uma pesquisa no YouTube para verificar se ele já está sendo usado.

Passo a passo para criar um canal no YouTube

Você, enquanto usuário do YouTube, provavelmente tem uma conta já criada. No entanto, esse canal, na maioria dos casos, é pessoal.

O que vamos ver a seguir é como criar um canal de marca, que é a forma mais adequada para você trabalhar na plataforma de vídeos do Google.

Com um canal de marca você terá acesso a várias informações importantes para o crescimento do seu canal, como dados estatísticos sobre os seus seguidores e seu conteúdo.

1.Faça o login com a conta do Google

Para criar um canal no YouTube você precisa ter uma conta no Google, ou seja, um email cadastrado.

Para fazer isso é só acessar o site do YouTube e clicar no botão “Fazer login”, localizado no canto superior direito da sua tela ou no menu à esquerda, assim como mostrado na imagem abaixo.

Tudo o que você precisa saber para criar um canal no YouTube

Preencha com os seus dados de email e senha para prosseguir para a próxima etapa.

Se você ainda não tem uma conta, é só clicar em “Criar conta” e na próxima tela preencher todas as informações com o seu nome, email e senha.

Como criar um canal no youtube

Complete todas as informações para ter a sua conta criada.

2.Crie o seu canal

Após fazer o login ou criar uma nova conta do Google, você será encaminhado para a tela inicial do YouTube e deverá acessar o menu superior direito e clicar em “Crie um canal”.

como criar um canal no youtube de sucesso

Na tela seguinte escolha entre criar um canal no YouTube utilizando um nome personalizado e em seguida digite o nome do seu canal. Marque a caixa de diálogo e clique em “Criar”.

Pronto! O seu canal já está criado.

3.Personalize o seu canal

O seu canal está pronto, mas isso não significa que o trabalho acabou.

Você precisa customizá-lo para torná-lo apresentável para o seu público.

Pode ser que já tenha aparecido uma tela para você adicionar uma imagem de perfil e capa do seu canal. Se não tiver aparecido é só você clicar em “Seu canal” no menu superior direito. Após isso clique em “Personalizar o Canal”. Uma tela igual a imagem abaixo vai aparecer para você.

como criar um canal no youtube e ganhar dinheiro

Você deve adicionar uma imagem de perfil, uma imagem para a capa e uma descrição do seu canal.

A imagem do seu perfil pode ser uma foto sua.

Clicando nos ícones de lápis que aparecem ou em “Arte do Canal” você consegue adicionar todas as imagens. O tamanho recomendado para a capa é 2560 x 1440 pixels com tamanho máximo de 6MB.

O banner ou capa é a primeira coisa que o usuário vai ver, então é importante que ele contenha informações sobre o assunto do seu canal, o nome, e uma foto sua.

Atenção para as áreas de corte nos vários tamanhos de tela (desktop, tv e celular). Na internet você encontra facilmente um template com a área útil.

Inserir capa no canal do YouTube

O próximo passo é adicionar uma descrição clicando em “Descrição do canal”.

Nesse campo você deve fazer uma apresentação do seu canal com todas as informações que descrevem o tipo de assunto que você vai abordar assim como a frequência de postagem.

Lembre-se que assim como o Google, o YouTube trabalha com palavras-chave, então utilize-as sempre.

Não deixe de adicionar as suas redes sociais. Aqui vai uma dica, o YouTube, igual a qualquer outra rede social, quer que o usuário fique em seu site, então tente utilizar o Pretty Links ou algum camuflador nos links das suas redes sociais.

4.Faça algumas configurações

Para deixar o seu canal otimizado, é importante fazer algumas outras configurações. Para isso, na tela de início clique em “YouTube Studio” no menu superior à direita.

Em seguida, no menu à esquerda, na parte inferior, clique em “Configurações”.

Configurando o canal

Na tela que vai se abrir vamos fazer algumas configurações, a começar pela moeda que, provavelmente, está configurada em dólar americano. Modifique para BRL Real Brasileiro.

Na aba “Canal” em “Informações básicas” você deverá colocar algumas palavras-chave para o seu canal. Pense nos termos que o seu público vai utilizar para encontrar o seu canal e nos assuntos dos seus vídeos.

Selecione também o país, no caso Brasil.

Siga para “Configurações avançadas” e marque a que mais se adeque ao seu canal. Se ele tiver conteúdo para crianças marque a opção que corresponda a isso.

Configurando canal no YouTube

Você já deve ter visto em alguns vídeos uma marca que aparece no canto inferior direito do player, muitas vezes com um “Assinar Canal”. Essa marca d’água que aparece sobreposta ao vídeo pode ser adiciona na aba “Branding”.

Você pode fazer como outras pessoas e escolher uma imagem do YouTube para o usuário assinar o canal ou escolher a marca do seu negócio.

A última configuração que precisamos fazer é determinar a visibilidade do seu canal. Para isso acesse a aba “Padrões de envio” e em “Visibilidade” escolha “Público”.

Conteúdo ilimitado para YouTube

Criar um canal no YouTube é muito simples, o próximo passo é bem mais complicado. Estou me referindo ao conteúdo.

Essa é a grande preocupação de quem acabou de criar um canal, sobre o que falar?

E não te culpo por isso, também passei pelo mesmo processo.

Criar conteúdo para seus vídeos pode se tornar um pouco mais fácil quando se tem um blog. Você pode transformar um artigo em um vídeo que seja interativo, com um bom roteiro.

Mas pode ser que você não queira fazer isso, talvez não seja tão interessante para o seu público. Inclusive é importante você notar que o público que lê um artigo pode não ser o mesmo que assiste um vídeo.

Além dessa possibilidade, você pode visitar os canais dos seus concorrentes e fazer um filtro dos vídeos mais populares para ver quais palavras-chave estão utilizando.

Faça isso com vários canais de concorrentes, se não todos, e anote em uma lista todas as palavras-chave dos vídeos mais populares.

Utilize a ferramenta Ubersuggest para ver o volume de pesquisa dessas palavras-chave, dê prioridade para as menos concorridas. Caso algum seja muito concorrida, utilize alguma palavra-chave relacionada de cauda longa.

Quanto menos concorrida as palavras-chave dos seus vídeos, principalmente no início, mais facilidade você vai ter em ranquear esse vídeo nos resultados de busca do YouTube.

Mas o que seria uma palavra-chave pouco concorrida?

Aquela que tem cerca de 280 buscas mensais.

Você também pode visitar o blog desses mesmos concorrentes e ver quais termos eles utilizam em seus artigos.

Com isso, você consegue criar uma pauta de conteúdo.

Como postar vídeos

Agora que você já criou a sua pauta de conteúdo e sabe quais vídeos gravar, o próximo passo é postar esses vídeos.

Claro, com o vídeo gravado você terá que utilizar programas para editar.

Então, depois que você tiver com o seu vídeo pronto, poderá postar em seu canal.

1.Clique no ícone em formato de câmera que está localizado no canto superior direito, próximo ao menu com a sua foto de perfil. Em seguida, clique em “Enviar vídeo”.

Editar vídeos no YouTube

2.Na tela que se abre, clique em “Selecionar arquivo” e escolha o vídeo em seu computador.

3.Preencha as informações do seu vídeo com o título, descrição, marcações e miniatura. Escolha se o vídeo deverá fazer parte de alguma “Playlist” e se poderá receber ou não comentários.

Clicando em “Próximo” uma vez você determina os elementos do vídeo como tela final e cards.

  • Tela final: são os vídeos que aparecem na parte inferior do player nos últimos 5 ou 20 segundos de um vídeo. Servem para direcionar os usuários para outros vídeos do seu canal e fazer o usuário permanecer na plataforma.
  • Cards: são cartões que aparecem como pop-ups ao longo do vídeo e servem para promover a marcar e outros vídeos do canal.

Clicando novamente em “Próximo” é possível determinar a visibilidade do seu vídeo ou até mesmo programar para outra data.

  • Público: qualquer pessoa pode ver o seu vídeo
  • Não listado: apenas pessoas com links podem ver o seu vídeo, ou seja, o seu vídeo não aparece no seu canal
  • Privado: apenas você e pessoas que você escolher poderão ver o vídeo

5.Clique em “Publicar” para o seu vídeo ficar disponível.

Você sempre poderá voltar nas configurações dos vídeos quando quiser, é só clicar em cima da miniatura.

Dicas para criar um canal no YouTube

Dicas de YouTube

Agora que você já sabe como criar um canal no YouTube, entendeu como desenvolver uma pauta de conteúdo e publicar os seus vídeos, vamos para as dicas finais.

Separei algumas dicas importantes para você.

1.Retenção de usuários

Uma dos fatores que mais importam para o YouTube e que interfere diretamente no SEO e visualização dos seus vídeos é a retenção.

A retenção é a quantidade do vídeo, em porcentagem, assistida pelos usuários.

Se o usuário clica no seu vídeo para assistir e com pouco tempo fecha a tela ou para de ver, o YouTube entende que o seu conteúdo não é interessante para a pessoa. E não vai mais mostrar outros vídeos do seu canal para essa pessoa.

Caso isso ocorra com outros vídeos, é muito possível que o YouTube pare de recomendar o seu conteúdo para outros usuários.

Isso pode ser muito ruim para o seu canal, a recomendação é um dos grandes fatores para aumentar a visualização dos seus vídeos.

Uma forma de aumentar a retenção, além de ter um conteúdo de qualidade, é tentar reter a atenção nos primeiros 15 segundos e fazer vídeos mais curtos no início.

Se você conseguir engajar com seu público nos primeiros 15 segundos é muito possível que ele permaneça até o final do vídeo.

Vídeos mais longos são mais difícil de reter o usuário até o final, você precisa de um conteúdo de muito valor além de ter uma ótima desenvoltura na frente das câmeras para entreter o espectador. Ou seja, dificilmente vai conseguir isso no início.

Então, para aumentar a retenção é melhor fazer vídeos mais curtos. Assim você aumenta a probabilidade de serem vistos até o final.

2.Utilize palavras-chave

Já falei aqui que o YouTube é um mecanismo de busca e assim como o Google utiliza palavras-chave para mostrar resultados.

Assim sendo, você deve trabalhar as palavras-chave para melhor o SEO dos seus vídeos.

Você deve utilizar as palavras-chave no título do seu vídeo, nas descrições e nas tags. Utilize também as palavras-chave relacionadas, elas também ajudam a ranquear os seus vídeos melhor.

Ao que parece, o YouTube consegue entender também o conteúdo do vídeo, então tente adicionar as palavras-chave no conteúdo do vídeo.

Descrições longas ajudam a otimizar o seu vídeo também, utilizando sempre as palavras-chave.

3.Publique com regularidade

Não importa a frequência com a qual vai postar os seus vídeos, o mais importante é manter sempre a consistência.

Se você decidiu que vai publicar uma vez por semana, faça isso sempre.

Saiba que quanto mais você postar vídeos no YouTube maiores são as chances de você crescer na plataforma e mais rápido isso poderá acontecer.

Mas mais importante do que postar muito é manter a regularidade.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu como criar um canal no YouTube.

Você também ficou por dentro de algumas dicas incríveis para começar já com o pé direito e ganhar os primeiros inscritos.

Com tudo o que foi dito aqui você consegue desenvolver os primeiros vídeos e alcançar os primeiros resultados.

Se quiser saber como ganhar dinheiro com YouTube é só clicar aqui.

E para alcançar resultados incríveis com o seu canal dê uma olhada nesse treinamento que indico.

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

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