Copywriting: o que é e como usar a seu favor

Mesmo sem saber o que é copywriting pode ser que você já utilize suas estratégias para convencer seus possíveis clientes a realizarem algum tipo de conversão.

Se você consegue escrever um conteúdo de maneira persuasiva de modo que convença o leitor a realizar determinada ação, então provavelmente você domina de alguma maneira as técnicas do copywriting.

Não há nada mais eficaz para atrair as pessoas através do conteúdo do que as técnicas do copywriting.

Mas isso pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas, que inclusive possuem muita dificuldade para escrever. E são poucas pessoas que realmente dominam essa arte.

A escolha de cada palavra em um texto faz grande diferença. Isso pode determinar se o leitor vai ou não continuar lendo e, até mesmo, se ele vai realizar a ação que você deseja, seja uma compra ou baixar um material gratuito.

Caso queira ter um negócio online de sucesso, o ideal é investir no aprendizado do copywriting para criar conteúdos de alta conversão.

O que é copywriting?

O que é copywriting

O copywriting é uma técnica que induz o leitor a tomar determinada atitude por meio de uma escrita que aplica os princípios de persuasão.

Nesse caso, a escrita tem objetivo de fazer o leitor a desempenhar certa ação, que pode ser desde informar o email até realizar uma compra.

No marketing digital estamos o tempo todo lidando com textos e é através deles que conseguimos atrair as pessoas certas e criar relacionamentos. Escrevemos textos nos anúncios, nos artigos de blog, nos posts das redes sociais, nos emails, nos roteiros dos vídeos. Ou seja, conteúdo escrito faz parte do nosso dia a dia.

E todos eles com um único objetivo final: realizar uma venda.

Por isso, as técnicas de copywriting são tão importantes, elas vão permitir atrair pessoas interessadas para o seu negócio online.

Como vimos, elas estão presentes em todas as etapas do marketing digital.

Entender melhor sobre o que é copywriting te traz benefícios e te aproxima do sucesso.

Então, se você quer ganhar dinheiro como afiliado invista nessa técnica.

Por que o copywriting é tão importante?

Até aqui você entendeu o que é copywriting, mas ainda não sabe o motivo pelo qual é tão importante assim.

Você deve saber que velhas técnicas de vendas já não funcionam mais e as pessoas não veem mais com bons olhos os anúncios, por isso, você precisa de técnicas mais elaboradas para conseguir continuar vendendo.

E é aí que entra o copywriting. Esse formato de escrita persuasiva é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio online.

Com ela você vai conversar com o seu público tendo sempre em mente a sua necessidade e vai apresentar uma solução de modo a convencê-lo de que a tomada de decisão é extremamente vantajosa.

Elementos de uma copy persuasiva

O que é copy

Os seguintes elementos são muito importantes para ter um copywriting persuasivo.

Então, se esse é o seu objetivo, se certifique de utilizá-los.

Foco no seu público

O seu texto deve ser focado no seu público, ou seja, o seu leitor tem que sentir que o conteúdo foi criado com o foco nele.

Se o seu público não sente isso, não será sensibilizado pelo que você tem a dizer e, consequentemente, o copywriting não terá nenhum efeito nele.

Não apenas a ideia central do texto como também a forma e as palavras que você usa deixa isso claro.

Por exemplo, aqui estou falando para pessoas que querem ter ou já tem um negócio online e não para blogueiros ou empresários. Então, o tempo todo tento dar exemplos do cotidiano dessas pessoas.

Porque não adianta falar de coisas que elas não vivenciam.

Objetivo do texto

Antes mesmo de começar a escrever qualquer texto você deve ter claro qual o objetivo, se é para distribuir conhecimento, se é para fazer algum tipo de conversão.

Se você não tem claro o propósito do conteúdo, vai acabar não conduzindo o leitor para a ação que ele deve tomar.

Afirmações específicas

Utilize afirmações específicas ao longo do texto, explicando sempre as razões de cada uma delas.

Isso vai gerar confiança em quem estiver lendo.

Credibilidade

As pessoas sempre dão mais valor a tudo que possui alguma credibilidade.

Então, sempre que puder utilize provas sociais ou depoimentos de pessoas que já passaram pelo mesmo caminho e obtiveram resultados significativos com o produto que está vendendo ou com a isca digital.

Para desempenharem qualquer ação, as pessoas precisam confiar no que você está oferecendo.

Faça a oferta

A sua copy tem foco principal em convencer o leitor a realizar uma determinada ação, então conduza o seu texto até esse momento e faça a oferta.

Gatilhos mentais para uma boa copy

Elementos de uma copy perfeita

Como falei anteriormente, o copywriting é uma técnica de escrita persuasiva. O que significa que o objetivo é persuadir e convencer o público.

O modo de fazer isso é através dos gatilhos mentais, que são armas de persuasão.

Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que aceleram a tomada de decisão, sem que precise gastar tempo e energia para isso.

De acordo com Robert Cialdini, o comportamento humano é governado por esses gatilhos mentais que nos levam a agir de maneira quase que automática.

E esses gatilhos são: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.

  • Reciprocidade: esse princípio sugere que as pessoas têm a tendência a dar uma resposta positiva quando recebem algo também positivo. Ou seja, queremos sempre retribuir quando nos é oferta algo de valor.
  • Aprovação social: as nossas decisões é influenciada pelas experiências dos outros. Se muitas pessoas escolhem determinado restaurante, por exemplo, é natural pensarmos que ele deve ser bom, então é melhor optar por ele também. Por isso, estamos o tempo todo consultando opiniões e avaliações antes de comprar alguma coisa.
  • Afinidade: nos conectamos com quem mais se parece conosco.
  • Autoridade: esse gatilho diz que o ser humano tende a, naturalmente, obedecer e respeitar às ordens de quem considera ser superior.
  • Compromisso: ao se comprometer publicamente com algo, a pessoa se sente pressionada a agir de maneira coerente com a posição assumida anteriormente.
  • Escassez: esse gatilho é rapidamente acionado quando podemos perder alguma coisa.

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7 passos para ter um bom copywriting

Chegamos ao ponto em que apenas saber o que é copywriting não vai te fazer escrever textos mais persuasivos, é importante utilizar a estratégia da melhor forma.

Por isso esse passo a passo é tão importante para você entender qual a melhor forma para colocar o copywriting em prática.

1.Conheça seu público

Esse é sempre um dos primeiros passos de qualquer estratégia do marketing digital e não seria diferente no copywriting.

Você precisa conhecer o seu público para ter uma melhor comunicação com ele. Apenas assim você conseguirá guiá-lo a tomar a ação que você deseja.

Para isso, você deve conhecer a sua persona e assim saber, principalmente, os seus problemas e dores. A partir do momento que o seu conteúdo tocar de forma profunda na dor da sua persona, conseguirá ter toda a sua atenção.

Assim você vai ter condições de criar uma copy que realmente responda às dúvidas e que aborde os problemas de maneira a solucioná-los.

2.Ofereça algo

Nesse segundo passo estamos usando o princípio da reciprocidade. Portanto, ofereça algo a seu público.

Quando o objetivo é capturar leads, a reciprocidade fica bem clara quando oferecemos uma isca digital em troca de informações de contato do visitante.

A isca digital é sempre um material rico e que o seu público enxerga valor.

Ao dar conteúdo de muito valor, o seu público sente que deve retribuir e é possível que realize alguma compra. Portanto, se preocupe sempre em oferecer muito conteúdo gratuito e de valor imensurável para a sua audiência.

3.Dê provas do que está falando

O seu público vai precisar de alguma prova social para de fato acreditar que o produto que está vendendo realmente tem a qualidade que você diz ter.

Se muita gente está dizendo que o produto é bom e que funciona, então deve realmente funcionar mesmo. É isso que o seu público pensa ao ver as provas sociais.

Então, sempre mostre que as pessoas estão alcançando o sucesso com a sua solução. Isso vai te fazer posicionar como uma pessoa que realmente entende do mercado e mostra que você tem autoridade para propor a solução.

4.Assuma seus erros

Lembra que falamos que as pessoas se sentem próximas de quem se parece com elas?

Vamos utilizar esse princípio para conectar com o público, através da história que você tem para contar.

Você pode contar a sua história e os erros que já cometeu para criar uma conexão com sua persona, mostrando que ela não está sozinha. Isso vai criar afinidade entre você e a sua audiência.

5.Use a escassez

Gatilhos mentais

De um modo geral, as pessoas sentem que precisam agir rápido ao perceber que podem perder alguma coisa ou alguma oferta especial.

Então, ao adicionar alguma escassez ao seus produtos, você consegue inserir um senso de urgência na sua audiência.

Muitas empresas utilizam a escassez a seu favor, como é o caso da Amazon que coloca o número de produtos em estoque quando há poucas unidades disponíveis.

Ao se deparar com esse tipo de persuasão induz a pessoa a agir rapidamente, sem pensar muito, fazendo o seu sistema límbico tomar as rédeas e realizar a compra.

6.Faça seu lead dizer muitos “sim”

Falar apenas das características dos produtos pode ser um tiro no pé, você vai ver o seu lead se afastar cada vez mais de você.

Ao contrário disso, fale a respeito das dores e problemas e mostre o quanto você pode ajudar a solucioná-los. Isso vai fazer o seu futuro cliente se aproximar de você.

Quanto mais você se mostrar de maneira amiga e que entende os problemas e quer de fato ajudar o seu lead, mais você vai ter resultados.

Nesse momento, você também pode falar dos seus problemas para criar ainda mais empatia.

E ao mesmo tempo vai tentando fazer o seu lead dizer “sim” a cada nova pergunta. Pergunte se ele quer ajuda, se o problema dele é realmente o que você está imaginando, se ele quer resolver.

Tente sempre perguntas fechadas, onde a resposta é um sim ou não.

Depois de muitos “sim”, na hora que você oferecer o produto, ele não vai ter problema em dizer sim mais uma vez.

7.Conte histórias

Histórias sempre envolvem as pessoas, criando identificação. Assim a sua persona pode compartilhar medos, receios, angústias, habilidades, desafios e conquistas com as suas histórias.

Através do storytelling, que é a técnica utilizada para contar histórias, você pode criar um bom relacionamento com o seu público, e influenciar para que realizem a ação que você deseja.

Erros que você não deve cometer

É muito comum cometer algum tipo de erro quando se está trabalhando com copywriting, mas vamos ver alguns erros para que você evite de cometê-los.

Produzir um texto de baixa qualidade

Como eu disse no início desse artigo, escrever pode ser uma tarefa bem difícil para a maioria das pessoas, ainda mais nos dias de hoje em que perdemos o hábito de escrever certo.

Esse pode ser um dos maiores problemas, escrever textos pouco coerentes, com erros gramaticais e com linguagem pobre.

Eu mesma já tive experiências ruins ao contratar redatores para outros projetos que tenho. Os textos são sempre mal escritos, com erros grotescos de português, sem coerência e, principalmente, sem profundidade e desenvolvimento.

O que aconteceu foi que tive que reescrever todos.

Encontrar redatores de qualidade pode ser uma tarefa difícil, mas se você não tem habilidade, esse ainda pode ser o melhor caminho.

Escrever é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e com muita leitura, então você também pode apostar nisso, se quiser ficar bom um dia.

Não revisar o conteúdo

Se escrever um texto já é difícil, revisá-lo então é ter trabalho dobrado. Você pode pensar isso e deixar a preguiça tomar conta.

Mas o ideal mesmo é sempre revisar os seus textos antes de publicá-los.

Você pode até se considerar um especialista na arte da escrita, mas até grandes escritores deixam passar pequenos erros.

A revisão corrige erros de pontuação, digitação, concordância, repetição de palavras, entre outros erros.

Para que a sua visão não fique viciada, o ideal é esperar pelo menos meia hora antes de começar a revisar um texto.

Falar apenas das características do produto

Já falamos aqui que você não deve falar apenas das características do produto e sim abordar os problemas e tentar solucioná-los.

Você realmente não deve focar na sua solução, não é nisso que o leitor está interessado, ele quer na verdade resolver os próprios problemas.

Então, direcione o seu copywriting para as vantagens que a sua solução oferece, tentando sempre ajudar o leitor a resolver os problemas.

Não cativar o leitor

Para alcançar o objetivo do copywriting é importante se aproximar do leitor, já falamos aqui sobre o princípio da afinidade.

Por isso, você deve apostar nas histórias e contar os seus erros e problemas, só assim vai conseguir ter proximidade com o seu leitor.

Caso o público não se sinta acolhido por você, não sentirá que faz parte do que está lendo e o copywriting não terá o menor efeito.

Conclusão

Com esse artigo fica claro o que é copywriting e qual a sua importância para que o seu negócio online alcance o sucesso.

Você também viu quais são os passos para ter criar um bom copywriting.

Caso você queira entender mais profundamente como criar um copywriting matador, pode optar por conhecer o Treinamento Fórmula Negócio Online, o melhor curso para quem quer ter um negócio online de sucesso.

Nele você encontra um curso bônus, o Copywriting Expert, que é, sem dúvida alguma, o melhor treinamento de Copywriting do momento.

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Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

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