Como ganhar dinheiro com blog trabalhando como afiliado

Se você tem um negócio online ou está criando um já deve ter passado na sua cabeça que ganhar dinheiro com blog poderia ser uma ótima alternativa, mas ainda não está totalmente convencido de que realmente é possível.

Pode ser também que você pense que isso seria muito difícil, que não teria tantas visitas e tudo isso te daria muito trabalho e talvez não compensaria o esforço.

Não vou dizer que ganhar dinheiro com blog é a coisa mais fácil e que acontece de maneira rápida. Estaria mentindo se dissesse isso.

Mas então por que tantas pessoas ainda investem em blog?

Porque o blog é uma estrutura onde você tem total liberdade para fazer o que quiser, ela é sua!

É muito diferente de quando, por exemplo, você realiza vendas através do Instagram ou do YouTube. Você não tem o total controle nessas ferramentas. Caso você sofra algum bloqueio ou perca a sua conta, simplesmente deixará de vender.

Imagina se isso acontece? Da noite para o dia você não tem mais como realizar qualquer venda.

E isso é totalmente possível.

Então, o blog entra nesse momento para você conseguir realizar vendas diariamente sempre.

Antes de prosseguir tenha certeza de que você já sabe como criar um blog.

Vale a pena investir em um blog?

Como ganhar dinheiro com blog

O blog é uma das formas mais consistentes para ganhar dinheiro na internet, trabalhando em casa.

Além disso, com um blog você tem uma estrutura própria sendo administrado por você com suas regras.

Então, como disse anteriormente, você não vai correr o risco de ser bloqueado ou mesmo perder todo o seu conteúdo por ter sido banido de alguma plataforma, como acontece frequentemente no Instagram.

Muitas pessoas têm dúvidas se ganhar dinheiro com blog é realmente possível e se dá realmente certo. Vejo frequentemente as pessoas perguntando sobre isso.

As dúvidas surgem porque a maioria daqueles que têm negócio online querem ganhar dinheiro rápido e isso não acontece com um blog.

Para ganhar dinheiro com blog é preciso paciência, persistência e muita determinação. Você vai ter que trabalhar duro, mas é recompensador.

Ao trabalhar com marketing de conteúdo é preciso ter paciência, porque os resultados não vem tão rápido.

É muito importante entender isso!

Para ter resultados você precisará de tráfego orgânico e para isso o blog deve estar totalmente otimizado e aparecendo na primeira página de resultados do Google.

4 formas para ganhar dinheiro com blog

Existem muitas formas para ganhar dinheiro com blog, vamos focar em apenas quatro delas, que sem dúvida vão te interessar muito.

1.Publicidade

Você pode fazer parcerias com algumas marcas que desejam anunciar no seu blog. É possível não só vender espaços publicitários como também criar publicações patrocinadas.

Vamos supor que você tem um blog sobre adestramento canino, que tal buscar por parceria com algum pet shop ou alguma loja de produtos para animais?

Como disse antes, você pode oferecer um conteúdo sobre a loja em questão ou pode ofertar um espaço para publicidade.

Nesse tipo de parceria você tem que oferecer alguma contrapartida que, normalmente, é o tráfego qualificado. Ou seja, quando você tem grande número de pessoas visitando o seu blog diariamente, muitas empresas podem se interessar.

No exemplo anterior você percebeu que utilizei algo que tivesse afinidade com o tema do blog, e é isso que você deverá fazer.

2.Venda de produtos digitais

Ganhar dinheiro com Blogs

Se você tem um blog sobre algum assunto específico e com o passar do tempo se tornou uma autoridade com muitas visitas mensais, é possível investir em algum produto digital.

Um produto digital é um conteúdo em formato digital, que pode ser um curso, um ebook, uma videoaula ou qualquer outro formato.

Ao ter um blog com grande volume de acessos qualificados, vender um produto digital se torna muito mais fácil.

A grande maioria das pessoas fazem o caminho inverso, criam um produto para depois desenvolver um blog e ganhar tráfego orgânico. Mas fazer o contrário é ainda mais fácil.

Tudo que é necessário para fazer vendas é ter um grande número de pessoas acessando um site ou um blog e se você já tem isso está um passo a frente.

3.Programa de Afiliados

Se esse termos ainda é novo para você está na hora de entender logo o que é programa de afiliados.

Essa é a forma que utilizo para ganhar dinheiro com blog.

No programa de afiliados você pode vender produtos digitais e físicos de outras pessoas em troca de uma comissão. Essa comissão, que pode chegar até 80% do valor do produto, é atribuída a você sempre que uma pessoa comprar através do seu link. Isso ocorre através de um número de referência.

Existem muitos programas de afiliados, mas alguns se destacam: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Amazon Associados e Lomadee.

Da mesma forma anterior, ao ter muitos acessos qualificados no blog, você tem a possibilidade de vender os produtos que se afiliou. Para isso, é sempre bom investir em artigos review e artigos de conversão.

4.Google Adsense

O Google Adsense é a forma mais disseminada para ganhar dinheiro com blog.

Provavelmente você já acessou algum artigo e percebeu uma publicidade no meio do texto ou na sidebar do blog. Essa publicidade são anúncios veiculados pelo Google Adsense.

Funciona da seguinte forma: você cadastra no programa do Google e assim é feita uma parceria, toda vez que algum visitante clicar no anúncio ele paga uma comissão para você.

Para participar é só criar uma conta em https://google.com/adsense, copiar os códigos de anúncios que o Google Adsense vai te fornecer e colocar nas áreas que você desejar no seu blog.

Tenha cuidado para o seu blog não ficar muito poluído e o conteúdo muito cortado comprometendo a legibilidade. É muito ruim quando o anúncio corta o ritmo de leitura, então fique atento a isso.

Melhor forma para ganhar dinheiro com blog

como ganhar dinheiro com blog pessoal

Você pode seguir o que a maioria das pessoas fazem e trabalhar com publicidade, tanto de empresas quando do Google Adsense, mas eu realmente não recomendo você ir por esse caminhos.

E os motivos são:

  • Realmente deixa o seu blog feio com tantos anúncios;
  • Prejudica muito a legibilidade, como expliquei;
  • Normalmente as pessoas não gostam de anúncios;
  • Você vai precisar de milhares de visitas diárias para ter um bom lucro mensal;
  • O Adsense paga centavos por clique;
  • Já os programas de afiliados chegam a pagar 80% do valor do produto, ou seja, é muito mais rentável.

Ainda poderia citar muitos outros motivos para você investir no programa de afiliados, mas acredito que com esses você já tenha percebi que é muito mais vantajoso.

4 etapas para se tonar afiliado

  • Escolha um dos programas de afiliados já citados aqui nesse artigo, faça o cadastro e escolha algum produto para se afiliar
  • Divulgue o link de afiliado no seu blog sempre no sentido de fazer uma indicação
  • Ao clicar em seu link de afiliado, o visitante será encaminhado à página de vendas do produto
  • Se ele comprar, você recebe a comissão

Você pode ter entendido que é muito fácil realizar todos esses passos, mas na verdade não é. Pode ser bem simples, mas longe de ser fácil.

Existem muitas estratégias para conseguir ganhar dinheiro com blog trabalhando como afiliado, o melhor é você seguir por etapas, investir em uma estratégia e fazê-la dar certo para então começar a próxima.

Passo a passo para começar

Ganhe dinheiro com blog

Agora é hora de falar de estratégias para você ganhar dinheiro com a venda de produtos digitais através de um blog, desde a sua criação até a venda.

Fique atento às dicas a seguir, cada uma delas é igualmente importantes para o sucesso do seu negócio online.

1.Determine um nicho para seu blog

Estamos falando aqui no caso de você ainda não ter um blog criado.

Então, se for esse o seu caso, o primeiro passo é escolher um nicho para trabalhar em seu blog. Isso vai nortear o assunto que você vai abordar em seus conteúdos.

Para escolher um bom nicho você deve focar em assuntos que são do seu conhecimento ou que já tenha alguma experiência.

Pode ser que você tenha interesse em uma área que não seja tão interessante para você e que não te entusiasme a falar a respeito. Nesse caso, você pode escolher algum assunto que tenha interesse, mesmo sem muito conhecimento e experiência.

É mais fácil você estudar e adquirir conhecimento ao longo do tempo sobre temas que você realmente tem interesse.

Procure ver se o nicho escolhido tem muita procura. Para isso você pode consultar palavras-chave do nicho em sites como Ubersuggest ou Keyword Planner.

Verifique o número de pesquisas mensais de todas as palavras-chave do nicho ou as mais importantes e avalie se vale a pena criar um blog a esse respeito.

2.Crie o seu blog

Depois que escolher o nicho do seu blog, você deverá pensar em um domínio.

O domínio é o endereço do seu blog. Você pode utilizar o seu nome, como faço aqui no meu blog, ou pode usar o nome do seu nicho caso não queira aparecer.

Sempre indico utilizar o nome, fica melhor para construir autoridade e se tornar reconhecido no mercado.

Após isso você precisará contratar um serviço de hospedagem.

Aqui no meu site e em todos os outros sites que tenho sempre utilizo o HostGator. Ele tem um ótimo serviço, um excelente desempenho e um suporte impecável. Já utilizo o serviço deles há mais de 5 anos e nunca tive nenhum problema.

Instale o WordPress e escolha um tema para o seu blog. Já utilizei vários temas e definitivamente o que uso atualmente é, sem dúvida alguma, o melhor deles. Ele tem um carregamento super rápido, consigo deixá-lo do jeito que quero, é responsivo sem precisar do plugin AMP, tem ótimo desempenho e é focado em conversões.

Sem contar no suporte que é maravilhoso.

O tema é o Wolf WP, se quiser conhecer é só clicar aqui.

3.Planeje o conteúdo

O conteúdo do seu blog deve ser pensado no seu público, na sua persona. Isso deve ficar muito claro.

Por exemplo, aqui no meu blog sempre estou falando para a minha persona, sempre estou focada nisso, em todos os meus artigos.

Tendo isso em mente, você vai fazer um planejamento do conteúdo que abordará no blog.

O conteúdo deve despertar a atenção da sua persona, ou seja, deve ser um conteúdo que ela já tenha interesse e já realize buscas.

Para isso, você deve fazer uma pesquisa com as palavras-chave que o seu público está buscando no Google. Tente se imaginar como seu público, o que ele estaria buscando?

Quais os conteúdos que despertariam o interesse deles?

Visite alguns blogs e veja quais as palavras-chave que estão utilizando, quais os tipos de conteúdo.

Faça pesquisas no Pinterest também, ele pode te ajudar muito nesse momento. O Pinterest também utiliza palavras-chave na sua pesquisa.

4.Escolha os produtos para se afiliar

O que é programa de afiliados

Como disse antes, trabalhar como afiliado é a melhor solução para ganhar dinheiro com blog.

Faça o cadastro em uma das plataformas de afiliado, como a Hotmart e a Monetizze.

O próximo passo é escolher um produto para se tornar afiliado. O produto deve estar alinhado com o seu nicho e com a sua persona.

Para escolher um bom produto analise a página de vendas do produto se ela tem vídeo de vendas, solução, oferta convincente e provas sociais, se o produtor oferece um bom suporte e as qualificações do produto na plataforma de afiliados.

Eu sempre compro o produto e utilizo ele antes de me tornar afiliada, esse é um bom caminho. Se o produto é bom e se te ajudou peça afiliação.

5.Produza bons conteúdos

O seu objetivo deve ser produzir conteúdo qualidade para seu público.

O conteúdo deve ser sempre focado em ajudar e produzir resultados para a sua audiência.

Utilize as palavras-chave que você já selecionou nos passos anteriores e faça uma pesquisa no Google. Acesse os três ou quatro primeiros resultados e leia o conteúdo para então produzir um artigo ainda melhor.

Veja bem, o intuito aqui é você analisar o conteúdo para criar um ainda melhor, não é para você copiar nada.

O Google detesta conteúdo duplicado. Não faça isso, pode ser considerado plágio.

Você também pode analisar artigos em outras línguas e utilizar como referência, sempre tomando o cuidado de não copiar.

E não se esqueça de produzir os artigos review dos seus produtos, eles são muito importantes.

6.Mantenha a consistência

Não adianta nada você produzir conteúdo e publicar em uma semana e ficar duas ou três semanas sem produzir nada. No mês seguinte publicar todos os dias.

É muito importante você manter um calendário editorial e segui-lo a risca. Apenas dessa forma o volume de visitas manterá em constante crescimento.

Se você se propôs a publicar uma vez por semana faça isso sempre, se for uma vez por mês então faça.

Essa é uma premissa para qualquer estratégia de marketing digital, ter sempre consistência. Sem ela nada feito.

Aqui no meu blog, inicialmente, estava publicando uma vez por semana e recentemente passei a publicar duas vezes na semana.

Talvez você ache isso um pouco cansativo, mas logo se acostuma. Hoje consigo produzir os dois conteúdos da semana em apenas um dia.

7.Trabalhe o SEO

Para ganhar dinheiro com blog você precisa de tráfego, mas isso não é nenhuma novidade.

Uma das coisas que farão o seu blog ter mais acessos diários são as técnicas de SEO. Elas vão te ajudar a melhorar o posicionamento dos seus artigos nas ferramentas de busca.

E isso aumenta consideravelmente o tráfego orgânico.

As técnicas de SEO vão permitir que o seu blog apareça nas primeiras posições dos resultados de busca do Google.

8.Tenha conta no Pinterest

O Pinterest não é uma rede social, é uma ferramenta de busca que funciona através de palavras-chave.

Ultimamente tem sido usada para aumentar o tráfego orgânico não apenas de blogs, como também de canais do YouTube e perfis do Instagram.

Você pode enviar tráfego para qualquer um desses lugares. E pode ter certeza que não apenas o seu tráfego como também as suas vendas vão crescer assustadoramente.

Para isso crie uma conta de negócios no Pinterest e otimize todo o perfil com palavras-chave. E comece a publicar diariamente com pins que levam as pessoas aos seus conteúdos de blog.

9.Invista em anúncios pagos

o que e seo

Como falei logo no início desse artigo, para alcançar os primeiros resultados com blog pode demorar um pouco e talvez você não queira esperar tanto.

Uma das alternativas para encurtar esse tempo é investir em anúncios pagos.

Você pode estar pensando que não tem dinheiro ou que vai perder grana ao fazer anúncios, mas isso não é verdade.

Tráfego pago é um investimento. Ao fazer um anúncio, o valor investido deve ser retornado em forma de vendas. Então, uma etapa muito importante numa campanha é analisar se está gerando resultados satisfatórios.

10.Meça os resultados e faça alterações

Não é porque é a última que é menos importante, pelo contrário.

De nada vale seguir todas as etapas se você não analisar se sua estratégia está mesmo funcionando. Se não fizer isso não terá como saber onde está o errado e muito menos poderá corrigir.

Então, medir os resultados é um passo bem importante. Você pode melhorar os seus conteúdos para se adequar melhor ao seu público.

Para fazer isso, acesse o Google Search Console e o Google Analitycs para ver como anda o seu tráfego e quanto tempo as pessoas estão gastando no seu conteúdo.

Email marketing no blog

Você vai chegar em um ponto que terá muitos visitantes acessando o seu blog diariamente e você precisa se aproveitar ainda mais disso.

Imagina que a pessoa entrou no seu blog, infelizmente não clicou em nenhum link de afiliado, leu o seu conteúdo e foi embora.

Você acabou de perder essa pessoa, você nem sabe quem é ela.

Isso não pode acontecer, você precisa converter essa pessoa de alguma forma e a mais indicada é através do email marketing.

Sim, email ainda funciona e é um ótimo canal de vendas do marketing digital.

E agora vou te explicar em poucos passos como isso funciona.

1.Crie uma isca digital

Como fazer um ebook grátis

Com uma isca digital é possível capturar muitos leads no blog. Quanto mais leads você capturar, mais você vai ganhar dinheiro com blog.

Uma isca digital é um material com muito valor para o público distribuído de maneira gratuita.

A isca pode ser um ebook, um mini curso, uma aula gratuita, um infográfico. As possibilidades são inúmeras para criar uma recompensa digital.

É muito importante que ela seja de consumo rápido, que apresente uma solução e através dela o lead obtenha resultados práticos.

Uma isca digital deve ser única e extremamente útil, quanto mais valor o visitante enxergar nela, mais ele vai estar disposto a se tornar um lead e a consumi-la.

2.Escolha uma ferramenta de email marketing

Inevitavelmente você vai precisar de uma ferramenta de email marketing para coletar e nutrir os seus leads com emails.

Através desse serviço você vai criar sequências de email e criar campanhas de vendas.

Dessa forma, você edita e configura os seus emails e, posteriormente, eles são disparados de maneira automática assim que os seus leads entram na sua automação. Portanto, você só precisa fazer isso uma única vez.

Você também vai precisar desse tipo de serviço para capturar os leads com os formulários de email.

Já utilizei diversas ferramentas de email marketing, vou citar alguns: E-Goi, MailChimp, GetResponse, Active Campaign e, por fim, LeadLovers.

Alguns deles achei bem ruins, como o E-Goi e outros são muito bons também, a maioria pagos. Estive por um tempo analisando todas as funcionalidades e preços e cheguei a conclusão de que o LeadLovers é o que apresenta melhor custo benefício.

E, de fato, o serviço do LeadLovers é muito bom, comparado a todos o que já utilizei. Vale muito a pena investir nele.

3.Capturando email no blog

Como ganhar dinheiro com blog

No seu blog você vai oferecer a isca digital em troca dos dados do seu visitante, ou seja, para o usuário fazer o download da isca é necessário o preenchimento de um formulário.

Como falei antes, esse formulário deve ser criado na ferramenta de email marketing e depois incorporado no seu tema de WordPress.

No caso do tema Wolf WP fica bem fácil. Ele já tem uma área destinada para a captura de email, é só copiar o código html do formulário e colar.

Assim, todos os usuários que preencherem o formulário, automaticamente, receberão a sequência de email que você criou.

Você também pode criar uma landing page (páginas destinadas ao download da isca) tanto no LeadLovers ou em algumas ferramentas de email marketing (verificar se tem esse serviço) quanto no próprio WordPress.

Na landing page você deve concentrar todos os seus esforços para que o visitante converta e preencha o formulário, então é muito importante não ter nenhum elemento de distração, como menu, links para outras páginas, informações irrelevantes.

Conclusão

Eu te dei aqui um passo a passo para você ganhar dinheiro com blog, mas claro, não teria como ser muito criteriosa.

Não falei aqui sobre estratégias para você conseguir melhorar a otimização e ter mais tráfego.

Como já falado, não é um caminho fácil, mas é um caminho consistente. No momento em que começa a dar resultados, você terá vendas diárias.

Mas até lá é um longo caminho.

Se você quiser encurtar esse caminho e ter resultados mais rápidos não faça tudo sozinho, sem saber o que está fazendo.

Você não vai encontrar as melhores estratégias e os segredos para ganhar dinheiro com blog apenas no YouTube. Caso fosse assim, muitos conseguiriam ganhar muito dinheiro, e isso não é verdade.

Por isso, te indico fazer o curso Fórmula Negócio Online. Nele você encontra um passo a passo extremamente completo e minucioso do que deve ser feito para ter resultados o quanto antes.

Se você quiser seguir com quem mais entende do mercado de afiliados, clique na imagem abaixo ou aqui.

Fórmula Negócio Online

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

    1 Comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.