Como fazer um ebook grátis para gerar leads e vendas na internet

No marketing digital uma das estratégias mais eficientes é a geração de leads, por isso hoje vou te ensinar como fazer um ebook grátis.

O ebook funciona como uma moeda de troca para ter alguma forma de contato com possíveis clientes. Para baixar o material, as pessoas cedem de livre e espontânea vontade o email ao preencher e enviar um formulário.

Nesse momento, se tornam leads e entram no funil de vendas passando a receber uma sequência de emails que você configurou.

A partir disso você pode fazer ofertas de produtos e trabalhar com gatilhos mentais para aumentar a porcentagem de vendas.

Essa estratégia funciona tão bem que hoje é muito difundida no marketing digital. Com certeza, você já entrou em alguns funis de vendas ao preencher um formulário para fazer download de algum ebook gratuito na internet.

Nesse artigo, por exemplo, você pode ver aqui ao lado ou em cima um espaço com oferta do ebook grátis “Como fazer vendas todos os dias como afiliado”.

O ebook é ideal para essa estratégia, é fácil de produzir e não requer investimentos.

Então, vamos ver como fazer isso.

4 Vantagens de fazer um ebook grátis

Vantagens de fazer um ebook grátis

Você pode estar pensando que vai ter todo trabalho de criar um ebook e, ao invés de vender, vai distribuir gratuitamente. E isso pode parecer meio louco.

Mas não é!

É importante pensar no longo prazo e de forma estratégica. Pode parecer uma bobagem fornecer um ebook grátis para alguém, mas, como disse antes, é uma troca e você estará recebendo um email para entrar em contato com a pessoa.

Com isso, você pode, num curto prazo, realizar muitas vendas. Cada lead é uma oportunidade.

Gera mais autoridade para você

Ao fazer um ebook grátis você não vai apenas gerar leads e crescer o número de contatos, vai também aumentar a sua autoridade. Assim, você consegue se posicionar como especialista em seu nicho de mercado.

Pense em você quando vai comprar alguma coisa, você prefere comprar de uma pessoa que o tempo todo disponibiliza novos conteúdos que te geram muito conhecimento e resultados ou de um completo estranho?

Imagino que a sua resposta tenha sido a primeira opção.

A sua audiência terá a mesma atitude que você. Quanto mais conteúdo você produzir, mais autoridade vai gerar. Por isso, o ebook grátis é tão eficaz.

Seus leads querem ebooks

As pessoas gostam muito de conteúdos práticos, fáceis de serem consumidos e que geram resultados. O ebook se enquadra perfeitamente nisso.

Além disso, as pessoas estão cada vez mais procurando por conteúdos de qualidade na internet. Provavelmente, a busca por ebooks especializados e do seu nicho também vem crescendo.

Então, você precisa investir muito nisso.

Aqui no meu blog, inicialmente, investi apenas numa aula gratuita “Primeira venda como afiliado em 24h” e depois percebi que precisava de um ebook.

Nem todas as pessoas estão dispostas a assistir uma videoaula, o ebook pode ser baixado e lido posteriormente, isso é mais cômodo e traz liberdade.

Baixo custo de produção

Sem dúvida nenhuma, o ebook é a forma mais barata para gerar leads na internet. Isso pode ser feito até mesmo de graça em ferramentas como o Canva.

Existem outras maneiras para fazer uma isca digital como, por exemplo, uma aula gratuito, um mini curso. Isca digital é justamente esse material gratuito para gerar leads.

No caso da aula gratuita ou mini curso é necessário uma produção muito maior com equipamentos de vídeo e áudio, além de precisar de edição de vídeo e áudio e levar mais tempo para ficar pronto.

O ebook é realmente a maneira mais rápida e mais simples de produzir. Mesmo se você não tiver noção de design, é só criar o conteúdo e contratar um freelancer para fazer a parte visual com baixo custo.

Maior taxa de conversão

Os ebooks oferecem um benefício imediato para o usuário. Ao assinar e entrar para sua lista, imediatamente recebem por email o conteúdo e poderão consumir rapidamente.

Já uma aula ou uma série de vídeos demora mais para ser consumido, a pessoa precisar de longos minutos ou até mesmo horas para finalizar.

Além disso, pesquisas afirmam que os ebooks geram cerca de 7 vezes mais leads do que outros tipos de iscas digitais.

E porque um ebook gera mais leads?

Simples, um ebook exige menos comprometimento dos usuários e pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora.

Por que o ebook é importante para o Marketing Digital?

Como fazer um ebook grátis

Acabei de dizer que o ebook gera 7 vezes mais leads do que outros tipos de iscas digitais.

A geração de leads é a estratégia mais importante do marketing digital. O lead é um usuário que manifestou um interesse direto no seu negócio, portanto, as chances dele se tornar um cliente são enormes.

Principalmente se você investir tempo no relacionamento, ou seja, se trabalhar bem os emails que vai enviar para essas pessoas.

A partir do momento que você tem vários leads tudo está em suas mãos, é só entre você e o seu lead. A única coisa que tem a fazer é trabalhar bem os emails e como vai se comunicar com essas pessoas.

Você não estará mais dependendo de nenhum algoritmo ou de nenhuma rede social. Os leads são seus e de mais ninguém!

12 Passos para fazer um ebook grátis de sucesso

Um ebook para ter o efeito esperado precisa não só de uma boa produção como também de alguns passos que antecedem essa etapa.

Não se trata de sentar na frente do computador e começar a digitar o conteúdo. Na verdade, a escrita é um dos passos finais.

Mas não se preocupe, estou aqui para te dar todo o passo a passo para você saber como fazer um ebook grátis com sucesso.

1.Defina sua persona

12 Passos para fazer um ebook grátis

Até aqui você já entendeu que o objetivo de distribuir um ebook gratuito é atrair novos leads para o seu negócio. Pode ser que não tenha ficado tão claro que quanto mais esse lead tiver interesse no seu negócio, melhor.

Portanto, não faz sentido você querer atingir o maior número de pessoas possível.

Quanto maior o interesse do seu lead no seu negócio, mais chances ele tem de realizar uma compra.

Partindo do princípio que você tem muito bem definido o seu nicho de mercado, o primeiro passo é definir a sua persona.

Persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Ela é sempre baseada em dados reais de comportamento do seu público. Então, nada de achismos por aqui.

O ebook será direcionado para essa persona.

A persona é como se fosse uma pessoa real, com todas as características de uma pessoa como: nome, idade, história de vida, ambições, objetivos, problemas, sonhos, motivações.

Um exemplo seria:

João Maria de 47 anos, morador de Belo Horizonte, trabalha no setor automobilístico na montagem de carros há mais de 15 anos. É casado e tem duas filhas, a mais velha está prestes a entrar na faculdade. Sua esposa trabalha em casa vendendo artesanato. João Maria vem enfrentando um grande problema: seu trabalho exige grande esforço físico e vem sofrendo com dores nas costas. Mas a renda familiar depende do seu salário e não pode deixar de trabalhar.

Veja que contei uma história que poderia ser real. E é justamente isso, a sua persona tem que ganhar vida!

Para definir a sua persona você precisa fazer entrevistas com os clientes ou investigar as características do seu público através de questionários e de pesquisas na internet.

Para saber mais detalhes acesse o artigo sobre persona.

2.Determine o tema do seu ebook

Essa é a parte mais importante e que muitas vezes gera problemas, porque nem todos dedicam tempo para definir um bom tema para o ebook.

A maioria das pessoas resolvem abordar temas banais ou nada interessantes e que, consequentemente, não vão despertar interesse no público.

O passo anterior não foi à toa. Ao definir a sua persona você tem condições de saber qual o maior problema que o seu público está enfrentando. E é sobre ele que você deve falar.

O seu ebook funcionará quando o seu público olhar para ele e pensar: “nossa, é disso que estou precisando” ou “nossa, era isso que estava procurando”.

Quando isso acontecer pode apostar que o seu ebook fará muito sucesso.

Mas é claro que é extremamente importante que o tema englobe um problema que seja o mais geral possível. Não adianta você falar de algo tão específico que desperte a atenção de apenas meia dúzia de pessoas.

Tente também abordar um assunto que você tem familiaridade para transmitir credibilidade para o leitor.

Uma dica para saber quais os assuntos mais buscados por sua persona é através das palavras-chave. Utilize a ferramenta Ubersuggest e o Keyword Planner do Google Ads para ver o volume de pesquisas mensais de determinadas palavras-chave que você selecionou.

Utilize também o Google Trends para ver a evolução das pesquisas ao longo do tempo. Isso te dará informações se o volume de buscas tende a aumentar ou diminuir.

3.Organize o ebook em capítulos

Ebook gratuito: Como fazer vendas todos os dias como afiliado

O próximo passo é organizar o conteúdo. Para isso, faça um esboço e determine quais serão os principais tópicos a serem abordados.

Pesquise na internet por artigos e vídeos sobre o mesmo tema do seu ebook, veja como as pessoas estão organizando os textos, observe também os tipos de abordagens.

A pesquisa vai te ajudar a atualizar o seu conteúdo.

Com isso, você consegue determinar os capítulos do seu ebook e quais assuntos vai falar.

4.Desenvolva o conteúdo

Agora que você organizou o seu conteúdo, fez um esboço e dividiu em capítulos, é hora de começar a escrever.

Talvez esse seja um exercício difícil para você, principalmente, se não tiver costume de escrever. O texto escrito é bem diferente da forma falada que é mais coloquial.

Uma boa maneira de treinar a sua escrita é ler alguns textos e observar como as pessoas escrevem. Com o tempo e experiência, você vai adquirindo mais habilidade e o ritmo de escrita melhora muito.

Se você já tem costume de escrever textos não vai ter dificuldade nessa etapa.

Algumas dicas para você começar da melhor forma possível:

  • Escreva de acordo com as normas ortográficas e gramaticais;
  • Use uma linguagem adequada para sua audiência;
  • Evite frases e parágrafos muito longos, a leitura pode se tornar cansativa;
  • Seja objetivo, mas tente colocar as ideias de maneira completa;
  • Cuidado com termos coloquiais e muito informais.

5.Ilustre o seu conteúdo com fotos

O ebook deve facilitar a leitura, as pessoas devem olhar para o seu conteúdo e ter vontade de consumir. Se você colocar muito texto, com blocos grandes não vai ser nada atrativo e as pessoas não vão ter vontade de ler.

Tudo bem que você disponibilizou o seu ebook e a pessoa já lhe concedeu o email, oiu seja, você pode pensar que já atingiu o objetivo. Mas é muito importante que ela leia o ebook.

Isso vai educá-la e trazê-la para mais perto de você.

Se ela não consome o seu conteúdo ela continuará sendo um contato frio que não vai se transformar em um cliente. Você precisa se relacionar e engajar com esse lead e o ebook é a primeira etapa para isso.

Uma das formas de deixar o seu conteúdo mais atrativo é utilizar imagens. Você pode usar fotos, gráficos, ilustrações, infográficos ou qualquer outro tipo de imagem que conecte com o seu texto.

Lembre-se de sempre usar imagens sem direitos autorais, existem alguns banco de imagens gratuitos e pagos, como o Freepik, ShutterStock, Pixabay, Pexels, iStock, entre outros.

6.Formate o material

Utilize imagens no seu ebook

Você pode formatar o seu conteúdo sozinho caso entenda sobre isso ou mesmo aprender com materiais disponíveis na internet.

Não é uma etapa difícil, mas importante. A formação vai ajudar seu texto se tornar mais legível e ter um ritmo de leitura.

Se você não tem aptidão ou não sabe como fazer isso, contrate um freelancer para esse trabalho.

7.Revise o conteúdo

A revisão de conteúdo também é outra etapa que seria melhor desempenhada por alguém que trabalhe com isso, já que é muito importante ter bons conhecimentos das regras gramaticais e ortográficas.

O seu texto não pode conter erros gramaticais. Normalmente, algumas frases podem ser melhoradas para se tornarem mais compreensíveis ou com um português melhor.

Se não quiser contratar uma pessoa, peça ajuda para aquele amigo que tem mais facilidade com português e que saiba escrever melhor.

8.Escolha o formato do seu ebook

Existem, basicamente, dois formatos de ebook, o Epub e PDF.

Um ebook Epub é reflowable, ou seja, o texto se adapta aos diferentes tamanhos de tela de maneira automática. Por outro lado, o PDF mantém o mesmo formato em qualquer tela de exibição.

Funcionalidades do Epub:

  • Possibilitam o redimensionamento de textos e alteração do tamanho da fonte;
  • É possível mudar a página com um toque;
  • Ideais para ebooks mais simples, sem muitas imagens.

Funcionalidade do PDF:

  • Reproduzem com exatidão o tamanho do arquivo original;
  • Permite ampliar e reduzir a página para uma melhor visualização;
  • Ideais para ebooks mais complexos, com mais imagens.

9.Crie formulários no site

Você precisa criar áreas no seu site ou blog para que o visitante possa fazer o download.

Quanto mais você disponibilizar os formulários, mais possibilidades você cria para gerar novos leads.

Você pode colocar no sidebar, no topo do site, no rodapé e em alguns banners no meio dos seus artigos. Além desses lugares, você ainda pode colocar um pop up de saída. Para isso utilize o plugin Hellobar, que é gratuito.

Para criar esses formulários você vai precisar do passo 11, se cadastrar em uma ferramenta de email marketing, já vamos falar sobre isso.

10.Divulgue o seu ebook

Você ainda pode fazer uma landing page no seu site para disponibilizar o seu ebook grátis. Landing page é uma página de captura que não tem nenhum elemento de distração (menu, rodapé e links para outras páginas).

Na landing page você coloca o título do seu ebook, um formulário, um botão para envio do formulário e pequenos textos que falam sobre o que a pessoa vai encontrar no ebook e os resultados que vai conseguir.

Veja essa landing page do meu ebook.

Como fazer vendas todos os dias como afiliado

Para adquirir mais leads e ter mais acessos, faça a divulgação dessa landing page. Utilize as suas redes sociais para isso e, ainda, aposte nos anúncios.

11.Utilize um sistema de email marketing

Você vai precisar de uma ferramenta de email marketing não apenas para criar os seus formulários como também para fazer a entrega do ebook.

A isca digital deve ser enviada por email logo que o seu visitante preencher e enviar o formulário. É imprescindível que o seu lead receba o material no primeiro email.

O sistema de email marketing é uma ferramenta que permite criar uma sequência de emails que serão enviadas automaticamente para todos os seus leads no momento em que você determinar.

Temos muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço, desde os gratuitos até os pagos.

A opção paga que mais indico é o Leadlovers. Já utilizei várias ferramentas de email marketing e, honestamente, a melhor delas é realmente o Leadlovers. Inclusive, tem o melhor custo benefício e oferece muitas funcionalidades.

12.Faça a entrega do ebook grátis

Como disse no item anterior, você precisa fazer a entrega do ebook tão logo o seu lead preenche e envia o formulário.

Esse é o primeiro email da sua sequência.

Você também pode fazer a entrega em uma página que se abre logo depois que a pessoa clicar no botão do formulário, caso não queira utilizar email marketing.

Mas se decidir por não utilizar o email marketing estará perdendo todo o potencial que um lead pode gerar.

Ferramentas para fazer um ebook grátis

Você pode optar por diagramar o seu próprio ebook. Algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo.

Vamos ver três opções.

Canva

O Canva é a melhor ferramenta de design disponível na internet, com duas versões uma gratuita e outra paga.

A versão gratuita tem algumas limitações, mas você consegue fazer muita coisa com ela. Além disso, ela possui um banco de imagens para você utilizar em seus materiais.

Alguns recursos do Canva:

  • Milhares de imagens gratuitas e pagas;
  • Formatos pré-definidos o que ajuda na criação;
  • Formas, ilustrações e ícones disponíveis;
  • Fontes e formatos de textos diferentes.

Livros digitais

Outra plataforma online voltada para livros digitais, desenvolvida pelo Instituto Paramitas.

A Livros Digitais tem diversas ferramentas para criar o layout do seu ebook. Tudo é feito de forma intuitiva, com uma interface limpa.

Power Point

Com certeza, você conhece e talvez até tenha alguma intimidade com o Power Point.

Apesar de não ser um software destinado para o desenvolvimento de ebooks, é possível utilizá-lo de maneira simples para esse fim.

Você ainda pode baixar templates disponíveis na internet para contruir o seu ebook.

Conclusão

Você chegou ao final desse artigo e sem dúvida tem tudo o que precisa e agora já sabe como fazer um ebook grátis.

Como pode perceber não é um processo difícil. Você só precisa manter sua atenção em alguns detalhes, principalmente, no desenvolvimento do texto.

Com o ebook você consegue atrair muitos leads e constrói um negócio online sólido.

Vantagens de ebook grátis

Sobre o Autor

Graciella Neves
Graciella Neves

Investe no marketing digital há 4 anos e há cerca de 3 anos se dedica exclusivamente ao empreendedorismo digital. Quer aprender como isso é possível? Acompanhe aqui no blog!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.